Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 7 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Estado mantém até dia 26 alerta de rebelião em presídios

19 Mai 2007 - 04h11

A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) deve manter estado de alerta nos presídios de Mato Grosso do Sul até o próximo dia 26 de maio, segundo informações do juiz federal Odilon de Oliveira, da 3ª Vara da Justiça Federal. O Serviço de Inteligência da Segurança teria informações de que os presos ligados a facções criminosas, como o PCC (Primeiro Comando da Capital), teriam programado rebeliões até essa data.

Por isso, a Polícia Militar realizou nesta sexta-feira uma operação pente-fino nos quatro principais presídios do Estado e a ação faria parte do plano da Sejusp para evitar rebeliões nas unidades carcerárias estaduais. O juiz adiantou ainda ao Midiamax que o Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande está à disposição da Sejusp, caso ocorra uma emergência e líderes de facções tenham de ser transferidos. Ele afirmou que uma das principais funções do presídio é de socorrer e garantir a segurança na iminência de uma rebelião.

A última transferência de presos de dentro do Estado ocorreu no dia 4 deste mês, quando 23 presos saíram do EPSM (Estabelecimento Penal de Segurança Máxima) de Campo Grande e da PHAC (Penitenciária Harry Amorin da Costa) de Dourados e foram levados para o Presídio Federal da Capital. No último sábado, as lideranças foram levadas para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, onde devem permanecer por tempo indeterminado.

Bloqueio

O juiz salientou a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Segurança para impedir a rebelião, ressaltando a importância do bloqueio do sinal de celulares nos presídios de Três Lagoas, Corumbá, Naviraí e Complexo Penitenciário de Campo Grande. “Isto foi fundamental para desarticular o grupo que planejava o ataque”, afirma.

Ele também soube da informação da existência de uma lista com os nomes de pessoas que estariam marcadas para morrer. O nome de Oliveira, segundo informações do Serviço de Inteligência da Segurança, estaria incluído, além de outros dois juízes de Dourados que tiveram a segurança reforçada depois da ameaça de ataques.

Prevenção

No último dia 10, os policiais militares realizaram pente-fino em 37 presídios e cadeias públicas do Estado. Foram apreendidos aparelhos celulares, drogas e armas artesanais. A ameaça de rebelião surgiu depois que os agentes penitenciários encontraram um bilhete na penitenciária de Dourados contendo informações sobre uma possível rebelião. Agentes penitenciários federais localizaram ainda uma bandeira do PCC dentro da Máxima.

Ainda como medida preventiva, a Polícia Civil realizou operação e conseguiu prender cinco pessoas acusadas de integrar a facção criminosa PCC. Foram detidos Fabrício Cássio Vitório da Silva, 20 anos, Heber Umar Valiente, 31 anos, conhecido como Tatu, Isaac Gonzales da Silva, 24 anos, conhecido como Urso, Edmil Henrique de Arruda, 36 anos, conhecido como Nil, e Alex Roberto Leite Pinto, 26 anos. Nil foi detido com duas granadas e com um fuzil de uso restrito das Forças Armadas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Dezembro encerra 2024 com duas chuvas de estrelas cadentes, mas o calendário do mês reúne outros eventos. Foto: NASA/ Luo Hongyang CHUVA DE ESTRELAS
Prepare-se; dezembro terá duas chuvas de estrelas cadentes
Ajude
Jovem testa a bondade de morador de rua e mobiliza busca por sua família em Fátima do Sul
Acidente Fatal
Três servidores da Receita Federal morrem em acidente na BR-060
Saúde
Com o fim da campanha Novembro Azul é importante reforçar a prevenção ao câncer de próstata
STJ dá ordem para Google apagar vídeo ofensivo em escala global

Mais Lidas

Ação Solidária
Suellen Benites: Uma luta pela visão e pela vida em Fátima do Sul
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se entristece com a morte de Cida Martinez
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre no Jardim Carioca / Repórter TopSaúde
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre
Foto: Wagner Guimarães - Certo e errado: Alice de Camargo Dionisio, é de Fátima do Sul e defende os animais em seu desenhoFÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Aluna de Fátima do Sul é 1º lugar no Estado em concurso realizado pela Assembleia Legislativa
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWSJATEÍ DE PRIMEIRO MUNDO
Jateí inaugura usina fotovoltaica para produção de energia solar própria nas repartições públicas