Menu
SADER_FULL
domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Estado envia doações e auxilia nas decretações de emergência

22 Jan 2010 - 16h22Por MS Notícias

Foi publicado hoje (22), no Diário Oficial do Estado (DOE), decreto sancionado pelo governador André Puccinelli que declara Situação de Emergência no município de Novo Horizonte do Sul, localizado no Sul do Estado, que foi fortemente atingido pelas chuvas dos últimos dias. O Diário Oficial de hoje também traz os Decretos de Situação de Emergência no município de Aquidauana e Miranda assinados pelos respectivos prefeitos.

Novo Horizonte do Sul

A publicação de Situação de Emergência é feita inicialmente pela prefeitura, porém o Governo do Estado, em reunião com o prefeito Marcílio Álvaro Benedito, na quarta-feira (20), decidiu homologar o Decreto para agilizar o atendimento, devido a sua gravidade. Depois de homologado, o governo oferece toda a estrutura para a recuperação da infra-estrutura do município.

De acordo a Coordenadoria da Defesa Civil Estadual (Cedec), no município de Novo Horizonte do Sul foram contabilizados 79 desalojados, 38 desabrigados, 34 casas com rachaduras e um total de 3.800 pessoas afetadas – incluindo as que ficaram isoladas por falta de estrada. Outro impacto grande foi o rompimento em dois trechos da MS-475, nos km 15 e km 22, mas há acessos para o municípío. “O prejuízo no município ultrapassa 10 milhões de reais” informa o Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias.

A Cedec repassou na manhã de hoje (22), no pátio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) à Defesa Civil do município duas toneladas de mantimentos para as famílias que estão desalojadas no município. A prefeitura ficará encarregada de preparar os alimentos e repassar para as famílias.


Miranda

Publicado também o decreto de situação de emergência referente ao município de Miranda assinado pelo prefeito, Neder Vedovato, solicitando homologação do governo estadual. Segundo a Cedec, está sendo feita uma Avaliação de Danos, para então o governo homologar o Decreto. Em Miranda, segundo a Cedec, 317 famílias estão alojadas em casas de parentes ou amigos e 152 estão desabrigadas. Essas pessoas estão alojadas na Escola Municipal Estanislau Bassy, Caic, 15 de Outubro e a Creche Vó Emiliana.

Foram enviados na terça-feira (20) mantimentos (arroz, feijão, macarrão, açúcar e óleo) à Coordenadoria Municipal de Miranda que está encarregada de preparar os alimentos e repassar para as 152 famílias, que totalizam 255 pessoas.

Aquidauana

Foi publicado no Diário Oficial do Estado hoje (22), o decreto que declara Situação de Emergência no município de Aquidauana, assinado pelo prefeito Fauzi Suleiman, solicita homologação do governo estadual. Conforme o Decreto, o município de Aquidauana tem sido atingido por intensas precipitações pluviométricas principalmente à cabeceira (direção da nascente) do rio Aquidauana, que banha a cidade, o que provocou aumento no seu nível em 6 metros acima do normal.

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), em Aquidauana o total é de 374 afetados dentre 142 desalojados que são acolhidos pelos municípios e 94 desabrigados, que estão na casa de parentes e amigos. Dessas 142 pessoas desalojadas, 60 pessoas estão na Escola Estadual Cândido Mariano e 34 pessoas no Rotary Club, localizada no Bairro Guanandi.

A Cedec repassou na manhã de hoje (22), no Pátio da Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul), à Defesa Civil do município, duas toneladas de mantimentos (arroz, feijão, óleo, macarrão) e 100 kits de conjunto de dormitórios. Entres esses kits estão, colchões, lençóis, cobertores, e mosquiteiros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado