Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Estado envia doações e auxilia nas decretações de emergência

22 Jan 2010 - 16h22Por MS Notícias

Foi publicado hoje (22), no Diário Oficial do Estado (DOE), decreto sancionado pelo governador André Puccinelli que declara Situação de Emergência no município de Novo Horizonte do Sul, localizado no Sul do Estado, que foi fortemente atingido pelas chuvas dos últimos dias. O Diário Oficial de hoje também traz os Decretos de Situação de Emergência no município de Aquidauana e Miranda assinados pelos respectivos prefeitos.

Novo Horizonte do Sul

A publicação de Situação de Emergência é feita inicialmente pela prefeitura, porém o Governo do Estado, em reunião com o prefeito Marcílio Álvaro Benedito, na quarta-feira (20), decidiu homologar o Decreto para agilizar o atendimento, devido a sua gravidade. Depois de homologado, o governo oferece toda a estrutura para a recuperação da infra-estrutura do município.

De acordo a Coordenadoria da Defesa Civil Estadual (Cedec), no município de Novo Horizonte do Sul foram contabilizados 79 desalojados, 38 desabrigados, 34 casas com rachaduras e um total de 3.800 pessoas afetadas – incluindo as que ficaram isoladas por falta de estrada. Outro impacto grande foi o rompimento em dois trechos da MS-475, nos km 15 e km 22, mas há acessos para o municípío. “O prejuízo no município ultrapassa 10 milhões de reais” informa o Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias.

A Cedec repassou na manhã de hoje (22), no pátio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) à Defesa Civil do município duas toneladas de mantimentos para as famílias que estão desalojadas no município. A prefeitura ficará encarregada de preparar os alimentos e repassar para as famílias.


Miranda

Publicado também o decreto de situação de emergência referente ao município de Miranda assinado pelo prefeito, Neder Vedovato, solicitando homologação do governo estadual. Segundo a Cedec, está sendo feita uma Avaliação de Danos, para então o governo homologar o Decreto. Em Miranda, segundo a Cedec, 317 famílias estão alojadas em casas de parentes ou amigos e 152 estão desabrigadas. Essas pessoas estão alojadas na Escola Municipal Estanislau Bassy, Caic, 15 de Outubro e a Creche Vó Emiliana.

Foram enviados na terça-feira (20) mantimentos (arroz, feijão, macarrão, açúcar e óleo) à Coordenadoria Municipal de Miranda que está encarregada de preparar os alimentos e repassar para as 152 famílias, que totalizam 255 pessoas.

Aquidauana

Foi publicado no Diário Oficial do Estado hoje (22), o decreto que declara Situação de Emergência no município de Aquidauana, assinado pelo prefeito Fauzi Suleiman, solicita homologação do governo estadual. Conforme o Decreto, o município de Aquidauana tem sido atingido por intensas precipitações pluviométricas principalmente à cabeceira (direção da nascente) do rio Aquidauana, que banha a cidade, o que provocou aumento no seu nível em 6 metros acima do normal.

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), em Aquidauana o total é de 374 afetados dentre 142 desalojados que são acolhidos pelos municípios e 94 desabrigados, que estão na casa de parentes e amigos. Dessas 142 pessoas desalojadas, 60 pessoas estão na Escola Estadual Cândido Mariano e 34 pessoas no Rotary Club, localizada no Bairro Guanandi.

A Cedec repassou na manhã de hoje (22), no Pátio da Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul), à Defesa Civil do município, duas toneladas de mantimentos (arroz, feijão, óleo, macarrão) e 100 kits de conjunto de dormitórios. Entres esses kits estão, colchões, lençóis, cobertores, e mosquiteiros.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda