Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 3 de junho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Estado, BB e Bradesco encabeçam 100 maiores litigantes em MS

27 Mai 2010 - 09h06Por MS Notícias

A listagem com os cem maiores litigantes em 2º grau será encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que deverá divulgar em breve a lista das 100 instituições públicas e privadas com maior número de processos tramitando na justiça do país.

A intenção é detectar quem são os que mais recorrem à justiça e, assim, possibilitar um diálogo aberto com estas instituições, diante de uma justiça brasileira que tem dificuldades em lidar com o grande número de processos que a cada dia bate às suas portas. Para isso, cada tribunal elaborou sua listagem e encaminhou os dados ao CNJ. A lista dos maiores litigantes em 1º grau, enviada em 12 de abril, foi elaborada com base em 218 mil processos em tramitação.

Em Mato Grosso do Sul, o maior litigante na justiça de 2º grau é o Estado de Mato Grosso do Sul, com 13 mil processos. Em segundo lugar, o Banco do Brasil, que aparece como parte em quase 12 mil ações. A terceira posição foi assumida pelo Banco Bradesco, que figura com mais de 8 mil processos e encabeça a lista dos maiores litigantes de 1º grau.

O levantamento foi realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica do TJMS, em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da Informação. Foram contabilizados os processos cíveis de pessoas jurídicas que estão em tramitação, que ainda não haviam sido baixados definitivamente até o dia 23 de maio. No relatório, constam as partes ativa e passiva dos processos, relacionados pelo CNPJ de modo a englobar todas as filiais e estabelecimentos da mesma pessoa jurídica, como determinado pelo CNJ.

Autoria - A pesquisa também distinguiu em quais os casos a empresa é a parte autora da ação e em quais é a parte requerida, ou “alvo da ação”. Em primeiro lugar, consta o Banco do Brasil como parte recorrente da demanda em 7.639 processos, das 11.851 ações em que é parte.

Réu - O Estado de Mato Grosso do Sul figura como parte mais recorrida: de seus 13 mil processos, em mais de 6 mil é parte requerida. O Banco Bradesco está em terceiro lugar, sendo demandado em 1.832 feitos, do total de 8.193.

Dez maiores - Na sequência da lista dos 10 maiores litigantes do Judiciário de Mato Grosso do Sul aparece o Banco HSBC, em 4º lugar, com 4,6 mil processos; e o Banco Itáu (5º lugar), com mais de 4,5 mil processos. Na listagem ainda aparecem o Banco Finasa; a Enersul; a Brasil Telecom; BV Financeira; e a Companhia energética de São Paulo – CESP. Este grupo de dez figuram num total de mais de 54 mil ações na justiça de 2º grau.

Segundo o juiz auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal, Marcelo Câmara Rasslan, que é também gestor de metas do CNJ no âmbito do TJMS, “realizados os levantamentos, uma série de ações serão programadas, inclusive para a consolidação dos números totais através do confronto com as informações trazidas pelos maiores litigantes, e, descobertas as causas efetivas da litigância, estabeleceremos ações conjuntas e concretas para que a litigiosidade desapareça não só com ações preventivas, mas também com soluções acordadas naqueles casos em que o processo já se isntaurou. A publicação anterior, referente à primeira intância, por exemplo, fez com que o Banco Bradesco S/A, por seu maior escritório de advocacia representativa em Campo Grande, solicitasse o confronto de dados, primeiramente, para depois planejarmos ações conjuntas para solução das pendências”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COISA MEDONHA
Mulher é desenterrada e estuprada um dia após ser sepultada
DOURADOS - NOVO EPICENTRO COVID-19
Dourados é novo epicentro do coronavírus em MS com mais de 300 casos confirmados
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Caixa LIBERA 2ª parcela do auxílio de R$ 600 em contas dos beneficiários, veja os meses
ABSURDO
Médica relata ter sofrido agressões por parte de frequentadores de 'festas de corona'
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Menino de 9 anos, acidentalmente mata irmã de 7 anos com espingarda
TRAGEDIA NA RODOVIA
Mulher gravida e marido morrem e criança fica ferida em acidente trágico
PANDEMIA CORONAVIROS
Vai ser ''um massacre'', diz ex-diretor da Saúde sobre flexibilizar isolamento
BOA NOTICIA
Bolsonaro diz que auxilio emergencial pode ter quarta parcela, mas pagando menos
PRAZO MÁXIMO
Acordo prevê máximo de 20 dias para análise de auxílio emergencial
FÁTIMA DO SUL - BOLETIM CORONAVÍRUS
BOLETIM: Fátima do Sul tem mais 04 casos confirmados, sobe para 69 e tem 12 pacientes recuperados