Menu
BANNER IMPRESSORAS
segunda, 15 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
PRIMAVERA

Estação da Primavera trará pancadas de chuva no fim da tarde e à noite

22 Set 2010 - 14h18Por Notícias MS

Campo Grande (MS) – De acordo com as informações da meteorologista Cátia Cristina Braga Rodrigues, do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a Primavera tem início hoje (22), às 23 horas e 09 minutos, horário para Mato Grosso do Sul, com término dia 20 de dezembro.
 
        Segundo a climatologia, a primavera destaca-se pela mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Em Mato Grosso do Sul as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Cátia informa que, durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no fim da tarde ou à noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.

          Ela afirma que, em algumas ocasiões, podem ocorrer descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Contudo, aumenta a ocorrência de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. A meteorologista explica que as temperaturas aumentam gradativamente nessa época do ano.

Previsão

        Cátia  informa, ainda, que na estação Primavera haverá seca, devido ao efeito termodinâmico (calor e umidade em superfície) a tendência de mais chuvas localizadas no fim da tarde, entretanto, o fenômeno La Niña, segundo os modelos dinâmicos de previsão climática, persistem pelo menos até o início do próximo ano. Ela explica que, esse fenômeno oceânico-atmosférico La Niña, que é o esfriamento das águas superficiais do Pacífico, influencia no volume de chuva para o Estado, deixando-o abaixo da média.

Queimadas

        Segundo Cátia, o trimestre setembro/outubro/novembro (SON-2010) permanecerá crítico em relação às ocorrências de queimadas, porém com uma redução gradual a partir de outubro. As temperaturas ficarão acima da média climatológica na região norte do Estado, e dentro da média nas demais regiões. Ela também informa que, em 2010 o fenômeno La Niña atua e as chuvas, nessa primavera, têm uma grande probabilidade de ficarem abaixo da média histórica. 

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas