Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Esquenta disputa pela presidência da OAB/MS

21 Out 2006 - 09h50
Reginaldo Coelho

O debate entre os quatro candidatos que disputam a presidência da OAB/MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul), realizado nesta sexta-feira na Unaes, foi marcado pela apresentação de idéias e respostas às perguntas dos acadêmicos e demais presentes. Participaram da troca de idéias os advogados Newley Amarilla, Nery Azambuja, Otton Nasser e Fábio Trad.

Um dos temas mais questionados foi em relação ao exame da Ordem. Todos os candidatos defenderam a continuidade do teste, entretanto, com algumas melhorias. O candidato Newley Amarilla, da chapa “OAB forte, advogado forte”, defendeu a unificação do exame, ou seja, para que ele seja realizado pela OAB nacional e não pelas seccionais de cada estado.

Outra proposta defendida pelos advogados durante o debate refere-se ao aprimoramento e revisão do ensino jurídico nas instituições de ensino, visando preparar melhor o profissional da área. O candidato Nery Sá e Silva Azambuja, da chapa “Compromisso com o Advogado”, defendeu que os acadêmicos devem buscar o conhecimento, expandido os interesses pelas pesquisas e pela participação política.

Já o candidato Otton Nasser, da chapa “OAB é a nossa política”, ressaltou a importância de os acadêmicos realizarem estágio desde o primeiro ano da faculdade. Segundo ele, a prática ajuda os advogados, pois exercendo a profissão antes eles estarão “anos luz à frente dos outros”.

Ainda dentre os temas debatidos a ética na advocacia foi muito citada. O advogado Fábio Trad da chapa “Você na OAB”, afirmou a importância da parte institucional da Ordem. “A OAB tem que participar da defesa da democracia, da ética e dos valores republicanos”, afirma.

O único ponto mais delicado do debate foi quando os acadêmicos questionaram ao advogado Fábio Trad a respeito de sua independência político partidária, já que ele é irmão de um prefeito municipal, de um deputado estadual eleito e de um deputado federal. “Nós, da família Trad, somos uma família de bem. Imagina se eu fosse filho de um Delúbio Soares ou um Marcos Valério? Aí sim eu teria vergonha de vir aqui”, defende reforçando que o parentesco não influenciará nas decisões da chapa.

Os temas do debate foram propostos pela universidade, que determinou que os candidatos fizessem orientações voltadas para os acadêmicos. No primeiro debate, realizado na Faculdade Estácio de Sá, os candidatos fizeram muitas acusações e acabaram deixando de lado a apresentação de propostas, sendo que alguns como Nery e Trad lamentaram os ataques.

 

 

Mídia max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS