Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Esgotos de assentamento estão caindo sem tratamento no Rio Dourados

22 Jan 2010 - 09h06Por Mercosul News

A rede de esgotos existente no Assentamento Itamarati, com mais de 25 anos, está abandonada há vários anos e os dejetos sem nenhum tipo de tratamento estão escorrendo para dentro do rio Dourados. O provável crime ambiental está sendo alvo de levantamento da Sociedade de Defesa do Meio Ambiente (Sodema) de Ponta Porã, que deve acionar o Ministério Público Estadual.

A rede recebe esgotos de 70 residências e 10 edificações da Vila do Secador, 40 residências da Vila do Hangar e 185 residências e 25 edificações da Vila da Sede. Em razão da antiguidade e da falta de manutenção, a tubulação não suporta o volume de dejetos despejados em toda sua extensão. Dos três canais existentes, dois estão estourados há mais de um ano.

No final dos três canais existem dois tanques para a decantação e tratamento dos dejetos. Foram construídos com orientação técnica e eram utilizados pela antiga Fazenda Itamarati. Ali o esgoto era decantado, tratado e filtrado, antes de ser despejado no rio Dourados. Desde que a antiga fazenda foi transformada em assentamento, a estrutura foi abandonada.

A suspeita dos técnicos da Sodema é que o esgoto esteja sendo jogado sem tratamento no rio. A grande dificuldade dos organismos ambientais é saber de quem é a responsabilidade sobre o problema, que se agrava a cada dia. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) alega que a manutenção dessa rede de esgotos não é de sua competência e sim da Prefeitura de Ponta Porã.

A Secretaria municipal de Obras e Infra-estrutura diz que só poderá se manifestar depois que todas as estruturas dos núcleos urbanos dos dois projetos forem repassadas definitivamente para o município, situação que também permitiria o envolvimento direto de equipes da Secretaria Municipal de Integração, Turismo e Meio Ambiente.

COMUNIDADE

Diante do impasse, a responsabilidade social dos moradores do assentamento caberia à Ampai (Associação dos Projetos de Assentamento Itamarati), que representa os núcleos urbanos dos Assentamentos Itamarati I e II, fundada em 2005. Seu Estatuto Social reza no item XII do artigo 4º que a entidade deve “defender de modo intransigente o meio ambiente, a qualidade de vida, a cidadania e os direitos humanos”.

E na letra “c” do parágrafo 1º do item XVII diz: “Meio Ambiente – melhoria das condições de saneamento; programas de reflorestamento; preservação dos mananciais de água potável; programas de desenvolvimentos sustentáveis e defesas da biodiversidade em todas as suas manifestações; busca de solução dos problemas do lixo urbano, sua destinação racional, tratamento e reciclagem, através de orientação técnica e estímulo à formação de cooperativas de coleta seletiva de materiais reaproveitáveis, de reciclagem e outras”.

De acordo com os entes envolvidos, a Ampai contaria inclusive com recursos disponíveis em caixa e poderia executar essa manutenção. Em virtude do problema ambiental, tanto a Sodema quanto a população dos núcleos informaram que pretendem ingressar com queixa-crime junto ao Ministério Público Estadual (Promotoria de Justiça do Meio Ambiente), já que poluir rios com esgotos é crime.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho