Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de maio de 2021
Busca
Brasil

Escolas têm até 24 de outubro para corrigir informações do Educacenso

13 Out 2010 - 07h39Por Notícias MS

O Sistema Educacenso está aberto para que os estabelecimentos de ensino de Mato Grosso do Sul façam as correções no censo escolar 2010, conforme a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União no dia 24 de setembro.

 

O prazo para consolidação do envio e correção vai até o dia 24 de outubro.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) informa que não se trata de atualização das informações, que devem permanecer conforme constam nos documentos da pasta do aluno e Diário de Classe na data base do Censo Escolar em 26/5/2010. O acesso ao Educacenso é feito por meio do site www.educacenso.inep.gov.br.

 

Em 2009, o Educacenso registrou 291.131 alunos na rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul.

A divulgação das informações preliminares do Educacenso 2010 atende à obrigatoriedade legal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de disponibilizar informações prévias aos gestores. O objetivo é subsidiar municípios e redes para que finalizem o processo de preenchimento do censo e corrijam eventuais distorções verificadas. Após 24 de outubro, o banco de dados será definitivamente fechado e os resultados consolidados do Censo 2010 serão divulgados.

Os resultados parciais publicados, no último dia 24, abrangem apenas o recorte de matrículas públicas atendidas pelo Fundeb, que distribui proporcionalmente os recursos levando em conta as diferentes etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica. São apresentados, para cada rede municipal e estadual de ensino, números até agora declarados de matrícula em creche e pré-escola, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio, no ensino médio integrado à educação profissional, em educação especial, educação de jovens e adultos e educação de jovens e adultos integrada à educação profissional de nível médio, todas separadas por tempo parcial e integral, localização urbana e rural.

Além da publicação no DOU, o Inep envia às secretarias estaduais e municipais de educação seis relatórios detalhados: de matrículas, de transporte escolar, de atividade complementar e atendimento educacional especializado, de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e de educação profissional, de escolas existentes no cadastro e que ainda não informaram os dados e o de diretores/responsáveis pelas informações declaradas ao censo escolar. Todos separados por escola, para que a secretaria possa fazer sua conferência e proceder às correções após a publicação dos resultados parciais.

O preenchimento completo e envio de dados sólidos garantem a correta distribuição do Fundeb e demais programas que utilizam as informações do Educacenso, como distribuição de alimentação escolar, livro didático e transporte escolar.

A divulgação completa dos dados consolidados do Educacenso 2010 será feita no final de novembro, com os devidos cruzamentos estatísticos e análises.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada