Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Escolas da Reme de Glória de Dourados participam da Prova Brasil

19 Nov 2009 - 10h12Por Demerval Nogueira / Fátima News

As escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Glória de Dourados, especialmente as escolas ‘Polo’ Dois de Maio e Marinha do Brasil, que tem alunos cursando o quinto ano do período matutino e vespertino, foram submetidos à Prova Brasil 2009. A Prova Brasil permite fazer um diagnóstico da situação da Educação no país e visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 5º  e  8º  ano. Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da Educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de Educação. A diretora da E.M. ´Polo’ Dois de Maio, professora Mirthes Azevedo Martins disse, “como todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município”, detalha Martins.

 

Ao conhecer o desempenho dos alunos, o diretor tem como saber a real situação da escola em relação às demais. O resultado da Prova Brasil permite aos dirigentes das escolas, inclusive, trocarem experiências de boas práticas pedagógicas. Além disso, secretários estaduais e municipais de educação podem, a partir do desempenho das escolas de sua jurisdição, elaborar políticas para reforçar a aprendizagem em sua localidade. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi à primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro, com aprofundamento melhor e mais cristalinidade.

 

A aplicação mais recente da Prova Brasil e do Saeb foi em 2007, onde tinha como meta alcançar a nota  3,5 e alcançou a níveis de município um índice superior chegando a nota  4,0 , acima do esperado. Marly Ardáia Fagundes, diretora da E.M. Marinha do Brasil argumenta que, “este ano a Prova Brasil tem como meta projetada a nota 3,6, entretanto aguardaremos os resultados que serão divulgados no ano de 2010”, discorre Fagundes. A secretária municipal de Educação e Cultura (Semec), professora de história, Marcilene Nunes de Souza esclarece, “O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu metas de crescimento do Ideb, sendo que, esse índice norteia uma das mais importantes políticas de melhoria da Educação em nosso país, ou seja, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, especifica Nunes.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho