Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Escolas da Reme de Glória de Dourados participam da Prova Brasil

19 Nov 2009 - 10h12Por Demerval Nogueira / Fátima News

As escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Glória de Dourados, especialmente as escolas ‘Polo’ Dois de Maio e Marinha do Brasil, que tem alunos cursando o quinto ano do período matutino e vespertino, foram submetidos à Prova Brasil 2009. A Prova Brasil permite fazer um diagnóstico da situação da Educação no país e visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 5º  e  8º  ano. Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da Educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de Educação. A diretora da E.M. ´Polo’ Dois de Maio, professora Mirthes Azevedo Martins disse, “como todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município”, detalha Martins.

 

Ao conhecer o desempenho dos alunos, o diretor tem como saber a real situação da escola em relação às demais. O resultado da Prova Brasil permite aos dirigentes das escolas, inclusive, trocarem experiências de boas práticas pedagógicas. Além disso, secretários estaduais e municipais de educação podem, a partir do desempenho das escolas de sua jurisdição, elaborar políticas para reforçar a aprendizagem em sua localidade. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi à primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro, com aprofundamento melhor e mais cristalinidade.

 

A aplicação mais recente da Prova Brasil e do Saeb foi em 2007, onde tinha como meta alcançar a nota  3,5 e alcançou a níveis de município um índice superior chegando a nota  4,0 , acima do esperado. Marly Ardáia Fagundes, diretora da E.M. Marinha do Brasil argumenta que, “este ano a Prova Brasil tem como meta projetada a nota 3,6, entretanto aguardaremos os resultados que serão divulgados no ano de 2010”, discorre Fagundes. A secretária municipal de Educação e Cultura (Semec), professora de história, Marcilene Nunes de Souza esclarece, “O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu metas de crescimento do Ideb, sendo que, esse índice norteia uma das mais importantes políticas de melhoria da Educação em nosso país, ou seja, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, especifica Nunes.

 

Leia Também

# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 10,3 mil casos e 284 mortes em 24 horas