Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Escola Técnica Federal para Dourados é confirmada

15 Abr 2011 - 12h38Por Diário MS

OMinistério da Edu cação vai anunci ar ainda em abril a construção da Escola Técnica Federal em Dourados”. O aviso foi dado pelo professor Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC em contato direto com o deputado federal Marçal Filho (PMDB), que é presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante, instalada semana passada, em Brasília.

“Foi a primeira conquista que o Mato Grosso do Sul teve como nossa presença na presidência da Frente Parlamentar e outras boas notícias virão nos próximos dias quando a presidente Dilma Rousseff anunciará a terceira etapa do plano de expansão do ensino técnico”, argumenta Marçal Filho.

O deputado ainda vive a expectativa que as obras da Escola Técnica Federal tenham início ainda neste ano para que os alunos possam ser matriculados no ano letivo de 2013. “Estamos falando de uma infraestrutura gigantesca, com restaurante, biblioteca, salas para aulas práticas e teóricas, enfim, um ambiente de onde o jovem já saia pronto para o mercado de trabalho”, celebra Marçal Filho. “Todos sabem o quanto lutamos para incluir Dourados nesse plano de expansão e o anúncio será feito ainda em abril pela presidente Dilma”, comemora o deputado.

O presidnete da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante lembra que todas as unidades da federação possuem ensino técnico federal. “Das 214 novas unidades previstas nas duas primeiras fases do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, lançadas em 2005 e 2007, exatas 195 unidades entraram em funcionamento em 2011”, explica. “As escolas técnicas federais abriram somente neste ano mais de 89 mil novas vagas em cursos técnicos, de licenciaturas e de cursos superiores de tecnologia”, enfatiza o deputado.

Marçal Filho destaca que o mais importante é que as áreas dos cursos técnicos estão sintonizadas com as potencialidades de cada região. “O mesmo processo que fizemos em Dourados, quando reunimos representantes de vários segmentos da sociedade para debater a implantação da Escola Técnica Federal no município e analisarmos os cursos que melhor atenderiam as necessidades do setor produtivo, foi realizado em todos os municípios onde o governo federal implantou unidades técnicas”, comenta. “É importante ouvir os setores produtivos neste momento de definição dos cursos, mesmo porque são eles que devem apontar as necessidades na formação de mão-de-obra especializada”, enfatiza Marçal Filho.

O ensino técnico federal nos moldes do Plano de Expansão do Governo Federal é novidade em quatro unidades da federação: Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, que ainda não contavam com escolas federais projetadas para esse fim, mas as obras dessas unidades estão adiantadas e as matrículas devem ser recebidas já no segundo semestre deste ano. Com as novas escolas, a rede federal saltou para 320 unidades, ofertando 270 mil vagas em cursos técnicos, educação de jovens e adultos, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e pós-graduação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados