Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Escola de F. do Sul comemorou Dia da Consciência Negra

23 Nov 2006 - 09h06

A Escola Estadual Senador Filinto Muller de Fátima do Sul, comemorou na última segunda-feira (20), o Dia Nacional da Consciência Negra. Durante os períodos matutino, vespertino e noturno, aconteceu a apresentação do projeto “Orgulho Negro”, onde foram desenvolvidas várias atividades relacionadas à cultura afro brasileira como: poemas, danças, músicas, painéis, desenhos, máscaras, concurso de frases, comidas típicas, jogral e ainda um belo teatro  dos alunos do 3º A do Ensino Médio da Escola Vila Brasil, sob comando do professor Jesaías.

 

Para a Direção da Escola, o evento foi voltado para a conscientização da comunidade escolar e também da comunidade externa, sobre a questão da igualdade entre todos os cidadãos e cidadãs, que na oportunidade, parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos no projeto.

 

 

Consciência Negra - No começo do século XVII foi construído no Estado de Alagoas o primeiro Quilombo dos Palmares, o mais famoso do Brasil. Palmares era uma verdadeira cidadela de resistência aos ataques vindo por parte da classe dominante. Estima-se que sua população tenha chegado a cerca de 30 mil pessoas, no período compreendido entre 1620 e 1695.


A terra pertencia a todos e o seu produto era dividido igualmente. Cada habitante tinha sua residência e podia plantar dentro da área de sua moradia o que bem entendesse. Os trabalhos de construção, preparo de lavouras e estoque eram divididos pela comunidade. As crianças eram ensinadas e preparadas desde a infância para todos os eventos, desde os costumes tribais até a guerra. As mulheres eram encarregadas da tecelagem e guarda do estoque de alimentos.


Palmares foi finalmente destruído no dia 20 de novembro de 1695, depois de pelo menos cinco anos de ataques sucessivos liderados por Domingos Jorge Velho, André Furtado de Mendonça e Bernardo Vieira de Melo em expedições financiadas pela Coroa Portuguesa e fazendeiros locais.


Os habitantes de Palmares eram liderados por Zumbi, que foi considerado herói do povo brasileiro. O dia 20 de novembro, data de sua morte, é celebrado pelo Movimento Negro Brasileiro como o Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado em todo o País.

 

 

Fátima News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro