Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Escola de Amambai tem o melhor desempenho no Ideb de MS

9 Jul 2010 - 09h16Por MS Notícias

A melhor escola estadual de Mato Grosso do Sul está no município de Amambai. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, que atualmente atende a 614 estudantes, tem a melhor média do Estado na avaliação nacional pelo terceiro ano consecutivo.

O índice de 2009 aponta média de sete pontos para alunos até o 4º ano do ensino fundamental. Do quinto ao último ano fundamental a média da escola ficou em 5,4. Os dados apontam desempenhos considerados positivos, uma vez que a média internacional do Ideb é de 5,5 pontos. Segundo a diretora da escola, professora Vilma Oliveira da Cruz, o resultado é reflexo de um trabalho em equipe entre professores, coordenadores, alunos e pais.



“Aqui nós acreditamos na educação oferecida através de uma equipe unida e comprometida com o trabalho pedagógico aplicado a risca”, observa a diretora. Vilma explica que o resultado apresentado pelo Ideb mostra como é possível trabalhar um sistema pedagógico exigente com os alunos através da participação familiar no processo do aprendizado. “Com a família o trabalho se complementa, eles sabem da postura sistemática da escola e são cobrados a participar ativamente da vida escolar de seus filhos”, diz.

Conforme a coordenadora pedagógica da instituição, Cristiane Souza ferreira, através de reuniões gerais a escola convoca a participação dos pais, onde eles ficam sabendo do conteúdo programático adotado para o ano. “Também nesta reunião eles ficam sabendo da Prova Brasil – que faz parte da nota de avaliação do Ideb – e são orientados a cobrar o comprometimento de seus filhos na escola”, explica.

A coordenadora ressalta que não é apenas o quesito Prova Brasil que coloca a escola em bons níveis no Ideb. “Cobramos também a frequência dos alunos. A participação nas aulas é fundamental, até para não perder conteúdo e poder acompanhar tudo o que está no currículo. Por isso, quando há faltas nós ligamos para os pais para saber o que está acontecendo. Mas este contato também ocorre em outros casos e isso é extremamente importante, principalmente para que os pais tenham ciência da postura do aluno na escola”, conta Cristiane.



É com os pais que e realiza também outra ação importante para a qualidade do ensino na escola: as aulas de reforço no período vespertino. “Alguns alunos têm suas dificuldades e por isso são importantes as aulas complementares, por isso a Associação de Pais e Mestres (APM) se organiza para pagar os professores que podem vir atender os estudantes no horário alternativo”, diz a coordenadora.

As educadoras lembram ainda que os bons resultados na educação de qualidade oferecida na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa se atribuem principalmente pela qualidade dos profissionais e o trabalho aliado com os pais por causa das dificuldades estruturais da instituição que atende a população de Amambai há cerca de 50 anos.

“É uma escola tradicional mas que ainda tem dificuldades e a principal delas é a falta de espaço”, afirma a diretora. A escola funciona no prédio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) no município há 12 anos, porém Vilma lembra que já foi viabilizado um novo terreno para a construção da nova escola. “Com os bons desempenhos temos mais responsabilidades e a procura de pais para matricularem seus filhos aqui também aumenta”, observa Vilma.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS