Menu
SADER_FULL
quarta, 30 de setembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Escola de Amambai tem o melhor desempenho no Ideb de MS

9 Jul 2010 - 09h16Por MS Notícias

A melhor escola estadual de Mato Grosso do Sul está no município de Amambai. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, que atualmente atende a 614 estudantes, tem a melhor média do Estado na avaliação nacional pelo terceiro ano consecutivo.

O índice de 2009 aponta média de sete pontos para alunos até o 4º ano do ensino fundamental. Do quinto ao último ano fundamental a média da escola ficou em 5,4. Os dados apontam desempenhos considerados positivos, uma vez que a média internacional do Ideb é de 5,5 pontos. Segundo a diretora da escola, professora Vilma Oliveira da Cruz, o resultado é reflexo de um trabalho em equipe entre professores, coordenadores, alunos e pais.



“Aqui nós acreditamos na educação oferecida através de uma equipe unida e comprometida com o trabalho pedagógico aplicado a risca”, observa a diretora. Vilma explica que o resultado apresentado pelo Ideb mostra como é possível trabalhar um sistema pedagógico exigente com os alunos através da participação familiar no processo do aprendizado. “Com a família o trabalho se complementa, eles sabem da postura sistemática da escola e são cobrados a participar ativamente da vida escolar de seus filhos”, diz.

Conforme a coordenadora pedagógica da instituição, Cristiane Souza ferreira, através de reuniões gerais a escola convoca a participação dos pais, onde eles ficam sabendo do conteúdo programático adotado para o ano. “Também nesta reunião eles ficam sabendo da Prova Brasil – que faz parte da nota de avaliação do Ideb – e são orientados a cobrar o comprometimento de seus filhos na escola”, explica.

A coordenadora ressalta que não é apenas o quesito Prova Brasil que coloca a escola em bons níveis no Ideb. “Cobramos também a frequência dos alunos. A participação nas aulas é fundamental, até para não perder conteúdo e poder acompanhar tudo o que está no currículo. Por isso, quando há faltas nós ligamos para os pais para saber o que está acontecendo. Mas este contato também ocorre em outros casos e isso é extremamente importante, principalmente para que os pais tenham ciência da postura do aluno na escola”, conta Cristiane.



É com os pais que e realiza também outra ação importante para a qualidade do ensino na escola: as aulas de reforço no período vespertino. “Alguns alunos têm suas dificuldades e por isso são importantes as aulas complementares, por isso a Associação de Pais e Mestres (APM) se organiza para pagar os professores que podem vir atender os estudantes no horário alternativo”, diz a coordenadora.

As educadoras lembram ainda que os bons resultados na educação de qualidade oferecida na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa se atribuem principalmente pela qualidade dos profissionais e o trabalho aliado com os pais por causa das dificuldades estruturais da instituição que atende a população de Amambai há cerca de 50 anos.

“É uma escola tradicional mas que ainda tem dificuldades e a principal delas é a falta de espaço”, afirma a diretora. A escola funciona no prédio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) no município há 12 anos, porém Vilma lembra que já foi viabilizado um novo terreno para a construção da nova escola. “Com os bons desempenhos temos mais responsabilidades e a procura de pais para matricularem seus filhos aqui também aumenta”, observa Vilma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

funcionário da Celpe, José Reginaldo de Santana júnior, 31 anos CRIME HEDIONDO
Funcionário de empresa é executado após realizar corte de energia
imagem Google ABERTURA FRONTEIRA
Pedro Juan Caballero vive expectativa da abertura da fronteira
BRASIL - 142.921 MORTES
Covid-19: Brasil registra 863 óbitos e 32.058 novos casos em 24h
AGORA É LEI
AGORA É LEI: Prisão de até 05 anos para maus-tratos contra cães ou gatos
PANDEMIA
Covid-19: Brasil tem 142 mil óbitos e 4,74 milhões de casos acumulados
+ CONSUMO
Intenção de consumo das famílias volta a crescer após cinco quedas
Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras