Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Erraram todos, diz entidade sobre episódio em que agente da PF matou policial militar

1 Jun 2011 - 11h00Por Campo Grande News

Em nota emitida hoje, a AFPF (Associação dos Policiais Federais em Dourados) de Dourados se posiciona sobre o episódio envolvendo o policial federal Leonardo de Lima Pacheco, 38 anos, que matou o policial militar Sandro Morel, 36 anos, e feriu o também PM José Pereira, no dia 8 de maio. Para entidade, houve erros de todas as partes, mas há muitos pontos obscuros ainda a serem esclarecidos.

Os crimes aconteceram após o apartamento de Leonardo ser invadido pelos policiais, acompanhado da guarda municipal Zilda Ramires, 44 anos, com quem Leonardo marcou um encontro pela internet. Na conversa, ele se identificou como policial e Zilda deu a entender que fosse garota de programa e pediu para receber em drogas. Leonardo disse que pagaria em dinheiro e ainda assim a guarda acionou os PMs, alegando que poderia ser feito um flagrante de tráfico de drogas.

Na nota emitida esta tarde, a Associação afirma que, quase um mês após o fato, existe uma série de pontos obscuros em relação ao assunto que precisam ser esclarecidos.

“Afinal, policiais experientes que eram, não poderiam negligenciar questões tão importantes nesse tipo de ação. Foi feito levantamento prévio? É correto levar uma pessoa civil, ainda que informante, para a operação policial?”, indaga a entidade.

O texto prossegue com mais questionamentos: “É correto entrar em uma residência sem mandado judicial? Foi correta a forma de abordagem, com apenas um policial e uma informante, enquanto o outro colega, totalmente alheio ao assunto, ficava na portaria, localização que lhe impossibilitava intervir na ação ou prestar socorro ao colega?

**Erraram todos ** Para a Associação, o episódio teve erros de todos os lados. Ao policial federal, é atribuído apenas um erro, de ter se identificado como traficante.

Na opinião AFPF, porém, só este erro não “causaria toda essa desgraça”, não fosse a sucessão de erros que se seguiu. “Errou a Guarda Municipal, primeiro, ao insistir no pagamento, pelos “seus serviços”, em droga e não em dinheiro, e depois, ao avocar atribuições que não eram suas. Por fim, erraram os Policiais Militares que agiram ao arrepio da Lei e contrariaram todas as regras de segurança e de bom senso.”

O texto fala ainda da necessidade de que o episódio seja tratato investigado sem revanchismo entre as corporações, e diz que não houve corporativismo por parte da PF, “até porque o Inquérito Policial está a cargo da Polícia Civil”.

“Caso fosse necessário “cortar na própria carne”, a Polícia Federal o faria, como tem feito ao longo de sua história, razão pela qual goza de alta credibilidade perante toda a sociedade”, diz a entidade.

Veja a nota na íntegra:

Decorrido quase um mês após o triste episódio que vitimou o Policial Militar SANDRO MOREL, era de se esperar que os ânimos estivessem arrefecidos e que a verdade dos fatos começasse a sobressair. No entanto, embora os acontecimentos e suas causas tenham vindo ao conhecimento de todos, através de ampla divulgação dos detalhes que antecederam a catástrofe, ainda há sinais de desconhecimento de pontos importantes que, quando vistos de forma coerente, ajudam a formar uma opinião menos revanchista e mais serena.

Não cabe mais declarar que “o Policial Federal teria oferecido drogas em troca de favores sexuais à Guarda Municipal, como foi noticiado pela imprensa”, uma vez que o teor da conversa entre os dois foi escancarado à mídia e a qualquer interessado, de modo que não resta nenhuma dúvida de que o que foi oferecido foi uma quantia em dinheiro, a despeito da mulher, que se comportou como garota de programa experiente, ter insistido em receber o valor em drogas.

Não cabe aqui, também, pela sua historia e reputação no seio da sociedade, o temor de que haja “corporativismo” dentro da Policia Federal, até porque o Inquérito Policial está a cargo da Polícia Civil. Caso fosse necessário “cortar na própria carne”, a Polícia Federal o faria, como tem feito ao longo de sua história, razão pela qual goza de alta credibilidade perante toda a sociedade.

No caso específico do Agente Leonardo Pacheco, este goza de toda credibilidade perante a instituição e os colegas de profissão, sendo sua conduta pessoal compatível com o cargo que ocupa.

Quanto à instauração de procedimento administrativo contra o Policial Federal, vale lembrar que isso é norma prevista na Lei Federal nº 4878, de 03/12/1965, cujo cumprimento é praxe no âmbito do Departamento de Polícia Federal, a exemplo do que deve ocorrer também nas outras duas corporações, já que, tanto a Guarda Municipal quanto os Policiais Militares envolvidos praticaram atos que requerem apuração, no mínimo, no campo disciplinar.

Entretanto, como já dito, isso é assunto interno e que compete à chefia das corporações envolvidas.

Conforme o artigo 5º, inciso XI da Constituição Federal, “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

A mesma Constituição Federal, no artigo 144, § 4º e 5º , diz que às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares, e às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. (grifo nosso)

Não o bastante, as resoluções 543 e 545, da Secretaria Estadual de Justiça, vedam a investigação de civis pela Polícia Militar. Vale ressaltar que a atitude tomada pelo PM Sandro foi criticada, inclusive, pelo outro PM que o acompanhara no desenrolar dos acontecimentos, o qual disse, em seu depoimento, que “não tinha conhecimento da ação do colega e que, se fosse ele, não teria entrado”.

É preciso cuidado para não transformar atitudes desastrosas e isoladas em motivo de animosidade e rivalidade entre entidades policiais que se complementam e cujas atribuições estão bem definidas pela nossa Constituição.

Não podemos nos furtar em ver que o que houve não foi um erro isolado, mas uma sucessão de erros de todas as partes envolvidas e que somente pela sua soma culminou no resultado que todos conhecem. Errou o Policial Federal, ao se declarar traficante, mas esse foi o único erro por ele cometido, e isso jamais causaria toda essa desgraça, não fosse a sucessão de erros que se seguiu. Errou a Guarda Municipal, primeiro, ao insistir no pagamento, pelos “seus serviços”, em droga e não em dinheiro, e depois, ao avocar atribuições que não eram suas. Por fim, erraram os Policiais Militares que agiram ao arrepio da Lei e contrariaram todas as regras de segurança e de bom senso.

Afinal, policiais experientes que eram, não poderiam negligenciar questões tão importantes nesse tipo de ação. Foi feito levantamento prévio? É correto levar uma pessoa civil, ainda que informante, para a operação policial? É correto entrar em uma residência sem mandado judicial? Foi correta a forma de abordagem, com apenas um policial e uma informante, enquanto o outro colega, totalmente alheio ao assunto, ficava na portaria, localização que lhe impossibilitava intervir na ação ou prestar socorro ao colega?

Necessário é que todos nós, policiais de todas as corporações, colhamos os ensinamentos advindos desse triste fato, para que, no futuro, em situações semelhantes, possamos tomar atitudes diferentes e menos desastrosas. Por derradeiro, e em respeito à memória de Sandro e à dor de seus familiares, é preciso que deixemos de lado opiniões pessoais e aguardemos o desenrolar das investigações, pois sentimentos de vingança

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho