Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Enxurrada invade casas em bairro de Dourados

3 Fev 2011 - 05h38Por

A Vila Cachoeirinha está em alerta. Toda a vez que o céu fica carregado os moradores se preparam para o pior. Eles já sabem que as casas vão ser invadidas pela enxurrada ou pelo esgoto que passa dentro dos quintais e transbordam. Nesta quarta-feira o caos voltou a atormentar boa parte dos moradores do bairro.

A forte chuva que cai em Dourados há três dias tem deixado rastro de destruição pela cidade. Anteontem, por exem-plo, um vendaval causou estragos na região central e leste. Construído num fundo de vale, o Cachoeirinha é um dos mais castigados.

Há um ano o bairro vem recebendo atenção da Sanesul. Vários bueiros foram construídos nas ruas de asfalto e de ter-ra, amenizando o alagamento em boa parte. Mesmo assim o problema continua grande. Acontece que a rede de esgoto passa pelo quintal de muitas casas. Com a chuvarada, transborda e adentra as residências, levando água fétida e resquício de fezes.

CAOS

O problema do Cachoeirinha é antigo. Os alagamentos poderiam ser amenizados se os próprios moradores colaboras-sem com o descarte correto do lixo. Ontem, o córrego Rego d’Água, que passa ao lado do bairro, voltou a transbordar, invadiu ruas e casas. A enxurrada do córrego continha diferentes tipos de lixo: carcaça de TV e computador, galhos e restos de móveis. Em contato com os moradores, foram constatadas denúncias contra os próprios vizinhos. Um criticava o outro por jogar lixo à beira do córrego.

Residências nas imediações da Rua Barão do Rio Branco, ao lado do Rego d’Água, foram as mais castigadas. A dona de casa Cleuza Mazieiro já fez de tudo para a água não invadir a moradia. Tudo em vão. No portão foi construída uma barricada de cimento para não deixar a enxurrada entrar. Até que deu certo, mas acontece que o esgoto do bairro volta pelo ralo do banheiro e inunda toda a casa. No fundo do quintal também há um suspiro de esgoto, que sempre transborda. Ontem não foi diferente e atingiu a altura de 50 centímetros nas paredes da casa.

De esquina com a estação da Sanesul, a casa de Cleuza é uma das mais prejudicadas. Os móveis vivem nas alturas, em cima de cavaletes – aqueles utilizados na construção civil. “Se eu tivesse como pagar aluguel já tinha saído daqui, mas não tenho condições”, lamenta. Ela mora com o marido, a filha e a neta. Cleuza aguarda o sorteio das casas populares da Prefeitura. A dona de casa Maria Cristiane Sanabres questiona a falta de rede de esgoto na rua Barão do Rio Branco. Segundo ela, cada vez que chove o córrego transborda e toma conta da rua e casas. “É sempre assim e ninguém toma atitude”, reclama.

PERIGO

Durante a chuva na tarde desta quarta-feira o repórter fotográfico Hedio Fazan flagrou crianças brincando na enxurrada. Para elas, não passava de uma simples diversão. O problema é que o bairro está infestado de caramujos. Esses insetos causam inúmeras doenças, inclusive a meningite. A vila Cachoeirinha tem um único campo de futebol e toda vez que chove fica alagado pela água que transborda do Rego d’Água, oportunidade que as crianças encontram para usar o local como ‘piscina’.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho