Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
MAUS TRATOS

Entidades denunciam trabalho subumano em usinas em MS

Os indígenas, estão sendo obrigados a carga horária de trabalho com 12h seguidas

27 Abr 2011 - 05h42Por Mídia Max

Os indígenas, especialmente da nação Guarani estão sendo obrigados a carga horária de trabalho com 12h seguidas no corte da cana, com o oferecimento de bebida alcoólica e energéticos para não chegar ao esgotamento braçal, o que resulta no dobro da capacidade antes colhida. A denúncia parte do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a Ong internacional Survivol e a Comissão Permanentte de Assuntos Indígenas (Copai). A situação estaria ocorrendo em usinas de Mato Grosso do Sul desde que o setor voltou a ter força econômica no Estado.

A presidente da Copai, que é ligada a OAB-MS, Samia Rojes Jordy Barbieri denuncia que antes da onda da cana chegar com força ao Estado cada índio colhia entre 6 e 10 toneladas de cana por dia. Agora, com os artifícios de rebites e carga exaustiva, a produtvidade pode chegar a 20 toneladas/dia.

O CIMI denuncia que os gatos – que são homens designados para recrutar trabalhadores braçais – vão até as aldeias e contratam os indígenas para o corte da cana. É quase zero a chance de um índio ser contratado para outros setores como o de operador de maquinários. Outra rtevelação é que muitos adolescentes utilizam documentos de parentes maiores de idade para conseguir a vaga.

As condições de trabalhos a que são submetidos os indígenas do Estado nas usinas de açúcar e álcool motivaram um documentário. O jornalista Cristiano Navarro de São Paulo, que presta serviços para o CIMI, fez um documentário que mostra a realidade dos indígenas nas fazendas de cana. O vídeo poderá ser assistido nesta quarta-feira durante a II semana do Índio na OAB, a partir das 18h30.

Sob o título “A sombra de um delírio verde”, o documentário mostra que em meio ao delírio da febre do ouro verde (como é chamada a cana-de-açúcar), as lideranças indígenas que enfrentam o poder que se impõe muitas vezes encontram como destino a morte, na maioria das vezes encomendada por latifundiários.

“Falar dos direios humanos já é difícil. Direito humanos indígenas é mais difícil ainda”, diz a advogada Samia Rojes. Ela relata que um dos grandes problemas que afastam homens brancos dos indígenas – inclusive o desconhecimento dos magistrados – é porque não é ensinado nas escolas e universidades sobre o direito dos povos indígenas. “As pessoas não entendem antropologicamente e ele são julgados. O direito da igualdade do índio é o direito a diferença deles”, frisa.

A Ong Survivol faz duros comentários sobre a relação índio/canaviais no Estado. Em determinado trecho sobre o assunto descreve “...plantações de cana de açúcar foram estabelecidas na década de 1980, e depende fortemente do trabalho indígena. Frequentemente, os trabalhadores trabalham por salários miseráveis em condições terríveis. Em 2007, a polícia invadiu uma destilaria de álcool de cana de açúcar e descobriu 800 índios trabalhando e vivendo em condições subumanas... As doenças sexualmente transmissíveis e alcoolismo foram introduzidas pelos trabalhadores retornando e tensões internas ea violência aumentaram”.

Evento

Com o tema “Os guarani de Mato Grosso do Sul e seus direitos”, o evento traz palestras e apresentações culturais até a próxima quinta-feira (28), no auditório da OAB/MS. Nesta terça, as atividades começam às 18h30 com a presença do vereador de Caarapó, Otoniel Ricardo, Edna Guarani (filha do Marçal de Souza) e Tonico Benites. O assunto será “A situação atual dos guarani de MS - A solução dos conflitos e a busca por uma cultura de Paz”.

A II Semana do Índio na OAB vai até o dia 28, sempre com início as 18h30. O último dia será mais dedicado ao tetro, música, exposições.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho