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Ensino público de MS fica em 1º lugar em avaliação do MEC

3 Jul 2006 - 09h33
Os alunos da 8ª série do ensino fundamental da rede pública de ensino em Mato Grosso do Sul alcançaram o melhor desempenho na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Ministério da Educação para produzir informações sobre a educação oferecida por municípios, estados e escolas. Nessa primeira edição, realizada em novembro de 2005, os estudantes foram testados nas disciplinas de Português e Matemática e em ambas atingiram as maiores pontuações do País: 233 pontos em Língua Portuguesa e 248,8 em Matemática.

Nas médias estaduais totais o Estado ficou acima das notas regionais e nacional. Em Português, Mato Grosso do Sul ficou à frente de Distrito Federal (232 pontos), Rio de Janeiro (228,9 pontos), Espírito Santo (228,3 pontos) e Santa Catarina (227 pontos), além da média brasileira, de 222 pontos. Em Matemática, os alunos sul-mato-grossenses superaram Distrito Federal (248,7 pontos), Santa Catarina (247,5 pontos), Paraná (247,4 pontos) e Espírito Santo (245 pontos) e também ultrapassaram o índice nacional, de 237 pontos.

Nas divisões por rede de ensino, os alunos das escolas estaduais somaram 232 e 248 pontos em português e matemática, respectivamente. Conforme o Censo Escolar 2005, Mato Grosso do Sul registra 22.813 estudantes na 8ª série do ensino fundamental da rede pública estadual, enquanto as redes municipais têm 10.987 matriculados na mesma série, sendo que alcançaram 234 pontos em Português e 250 pontos em Matemática.


Quarta série - A Prova Brasil avaliou, ainda, os estudantes da 4ª série do ensino fundamental das escolas públicas, sendo que o Estado conseguiu colocações entre os 10 primeiros lugares do ranking nacional. Em Português atingiu 174 pontos, ficando na décima posição, e em Matemática obteve 180 pontos, alcançando o nono lugar.

Na primeira colocação de Língua Portuguesa está o Distrito Federal com 190 pontos, seguido por Minas Gerais (182 pontos), Paraná (180 pontos), Santa Catarina (178,5 pontos) e Rio de Janeiro (178,4 pontos). O Distrito Federal repete a liderança em Matemática, com 198 pontos, sendo acompanhado por Paraná (191 pontos), Minas Gerais (190 pontos), Santa Catarina (187 pontos) e Rio Grande do Sul (185 pontos).

Com 19.363 alunos cursando a 4ª série, a rede pública estadual ficou na 12ª posição em Português, com 171 pontos, e em décimo lugar em Matemática, com 178 pontos. Na educação municipal, que agrupa 29.910 estudantes, o Estado chegou ao quinto e ao sétimo lugares, em português e matemática, respectivamente, com 176 e 182 pontos. Todas as escolas participantes estão recebendo, através do MEC, os boletins com os resultados alcançados pela unidade escolar.

Prova - A Prova Brasil foi criada com objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. Como avaliação que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, é desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia do MEC.

Sua primeira edição ocorreu em novembro de 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação que mobilizaram mais de 20 mil colaboradores para atuarem na execução dos trabalhos. Anteriormente, o exame era feito por amostragem e era denominado Saeb.

As provas foram aplicadas em 5.418 municípios de todas as unidades da Federação, avaliando, aproximadamente, 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, distribuídos em cerca de 160 mil turmas de 43 mil escolas públicas da zona urbana e que tivessem, no mínimo, 30 alunos matriculados na série pesquisadas.

Nas escolas onde o ensino fundamental está organizado em regime de nove anos, a prova foi aplicada nas turmas de 5º e 9º série. Foram empregadas provas de Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática, com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todos os estados do Brasil e, ainda, nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além dos testes, os alunos responderam a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.
 
 
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