Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Ensino médio inovador flexibiliza grade curricular desde 2010

16 Mai 2011 - 13h25Por Folha

Da porta de uma sala de aula, numa escola estadual da Zona da Mata, região canavieira de Pernambuco, dá para ouvir Joe Cocker cantar "Come Together". Dentro da sala, as luzes estão apagadas, e alunos e professores assistem num telão "Across the Universe" (2007), filme ambientado nos anos 1960, com trilha sonora baseada nos clássicos dos Beatles.

A escola é a Senador João Cleofas de Oliveira, em Vitória de Santo Antão (a 47 km de Recife), e a sessão de cinema --com direito a pipoca e suco de goiaba--, uma aula do Ensino Médio Inovador, programa do MEC que visa incentivar atividades integradoras a partir da flexibilização da grade curricular.

Após o filme, há um debate, em que professores de diferentes disciplinas abordam temas como comportamento e história, comparando-os com situações vividas no Brasil, no mesmo período.

"A ideia é que o aluno tenha um olhar mais crítico, que vá além do entretenimento", diz o professor e articulador local de linguagem e códigos do ensino inovador, Rodrigo Andrade.

Apontada como modelo nessa nova proposta, a escola pernambucana, com 2.070 alunos matriculados nos ensinos fundamental, especial e médio, tem 240 estudantes e seis professores integrados ao novo programa. O foco escolhido pelos gestores é a tecnologia, mas são as aulas de teatro e cinema as que mais animam os jovens.

Em dois anos de atividades integradas, os estudantes produziram uma peça de teatro, sobre a chacina da Candelária, e um curta-metragem em vídeo, baseado no romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis.

Protagonista do filme, o aluno Jefferson dos Santos, 18, hoje participa de uma companhia teatral da cidade. Segundo ele, o ensino inovador o encorajou a estudar. "Antes eu era uma cara morgado", afirma. "Agora eu aprendi a gostar de ler,"

Para Santos, a adesão ao novo programa só não é maior na escola porque muitos ainda confundem o ensino inovador com um curso técnico. "É difícil mostrar que não tem nada a ver uma coisa com a outra", disse.

Integrante de um grupo que cuida da qualidade da alimentação servida no colégio, Itália de Lima So, 16, conseguiu explicar à mãe, Maria de Lourdes Brito de Lima, 41, o que fazia o dia inteiro na escola, convencendo-a a voltar a estudar.

A mulher, que é agricultora, hoje faz parte de um grupo que estuda o aproveitamento de sobras de alimentos, "Voltei a estudar depois de 20 anos porque vi minha filha mais ativa em casa e com melhor aproveitamento escolar", afirmou ela.

Segundo a coordenadora do núcleo de tecnologia do colégio, Josely Henriques, a meta é adaptar todo o ensino da unidade ao modelo inovador, aumentando gradualmente as atividades integradas com os professores e alunos do ensino regular.

"Já fizemos isso ao produzir o filme do Brás Cubas", disse ela. "Aproveitamos o interesse dos estudantes que não estão projeto e os levamos para participar do curta", declarou. "O importante é mostrar a eles que existem outras formas de aprender, além do quadrado da sala."

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos