Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Enem tem abstenção recorde de mais de 40%, informa MEC

7 Dez 2009 - 14h57Por Terra

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram neste domingo que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu com tranquilidade em todo o País. Os órgãos anunciaram que o índice de abstenção, que ficou em torno de 40,6% nos dois dias, foi um recorde de ausência de estudantes.

Segundo o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o balanço desta edição foi positivo mesmo depois dos problemas que aconteceram em outubro, com o adiamento das provas. "Tudo ocorreu com tranquilidade. Esse ano, até os problemas normais foram menores do que no ano anterior. Apesar dos incômodos de outubro, a realização da prova com 2,6 milhões de alunos mostra a força e a importância desse exame", avaliou.

Para Fernandes, o índice de abstenção se deveu principalmente à distância de quase cinco meses entre o período de inscrição e a aplicação das provas. "O adiamento do exame deve ter tido impacto na abstenção. Nos anos anteriores, ela oscilou entre 25 e 30%, mas nunca o período que separa a inscrição da aplicação do exame havia sido tão longo", disse.

Ele ressaltou também que o Ministério e o Inep superaram os problemas de organização provocado pelo adiamento do Enem. "Apesar de tudo que enfrentamos, o Enem se consolida como a grande avaliação do ensino médio brasileiro", acrescentou.

Reynaldo Fernandes lamentou ainda que, com o adiamento da data das provas, algumas universidades tenham recusado a utilizar a nota do Enem como resultado para o vestibular. "Instituições importantes como USP, Unicamp, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PUC ficaram impossibilitadas de utilizar a nota por força do seu calendário, diminuindo o estímulo dos alunos para fazer a prova".

Leia Também

PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho