Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Encontro da Justiça Restaurativa de MS será nesta sexta-feira

26 Nov 2009 - 05h17Por Fátima News, com Assessoria

Os avanços instituídos na política de atendimento à criança e ao adolescente, pós Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ainda não são suficientes para sedimentar o sistema de garantia de direitos aos adolescentes infratores.
 
O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, desde sua Resolução 1999/26, recomendou procedimentos alternativos ao processo judicial tradicional e a formulação de políticas de mediação e justiça restaurativa.
 
Para tratar sobre o tema, que ainda é um desafio a ser enfrentado, a Associação de Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) realiza nesta sexta-feira (27) o I Encontro da Justiça Restaurativa de Mato Grosso do Sul.
 
A presidente da Abraminj, Des. Joenildo de Sousa Chaves, lembra que muito se tem a caminhar, especialmente diante dos desafios que se desenham a partir do embate com o pensamento conservador e sua invasão na socioeducação em suas novas faces, poupadores de liberdade, neste início de século.
 
“O desafio que se impõe é o da necessidade de investimento institucional voltado ao futuro, o que significa fornecer ao adolescente, em cumprimento de medida socioeducativa, e a sua família elementos para construção das possibilidades do retorno ao convívio comunitário, por meio de abertura de espaços, envolvendo instituições públicas e sociedade civil, trabalhando na ótica da democracia e garantia de direitos fundamentais”, disse ele.
 
Projeto-piloto – Neste direcionamento surge o projeto-piloto de aplicação da Justiça Restaurativa, no âmbito do Poder Judiciário de MS. A iniciativa é pioneira no Estado.
 
Joenildo lembra que o evento marca o início de um conjunto de ações que visa à pacificação de violências envolvendo crianças e adolescentes em território sul-mato-grossense, por meio da implantação das táticas da Justiça Restaurativa.
 
“Contamos com imprescindíveis parcerias como a da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Políticas, Ações Sociais e Cidadania; do Ministério Público, da Rede Criança e outras mais que farão parte do Programa de Atendimento de Justiça Restaurativa em Campo Grande”, disse o desembargador.
 
Inscrições - O evento será realizado a partir das 8h, no plenário do Tribunal Pleno, do Tribunal de Justiça de MS. Ainda há tempo para as inscrições. Os interessados podem utilizar a ficha de inscrição disponível no site da Abraminj (
www.abraminj.org.br), no link DOWNLOADS.
 
Depois de preenchida a inscrição, é necessário enviá-la para o email
abraminj.presidencia@gmail.com para confirmar a participação. Importante ressaltar que as inscrições não enviadas ao endereço eletrônico acima não serão consideradas válidas. O certificado de participação será entregue ao final do encontro. Mais informações podem ser obtidas na Abraminj, pelo telefone (67) 3314-1558.
 
Programação – Do encontro direcionado a juízes, promotores e defensores que atuam nas varas da infância e juventude, além de profissionais que trabalham na execução de medidas socioeducativas, participam renomados profissionais como Leoberto Brancher, juiz da 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e Juventude de Porto Alegre (RS), que é também coordenador do Projeto Justiça para o Século 21 e membro do Fórum Nacional da Justiça Juvenil.
 
Brancher abordará o tema Justiça Restaurativa Juvenil e Práticas dos Círculos Restaurativos e terá como coordenadora de debates a subsecretária da Secretaria Especial de Direitos Humanos e presidente do Conanda, Carmem da Silveira de Oliveira.
 
Para falar sobre A Justiça Consensualizada e as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto estará na Capital o juiz Marcos Antônio Santos Bandeira, titular da Vara da Infância em Itabuna (BA) e para coordenar os debates, o juiz Zaloar Murat Martins de Souza, da Vara da Infância e Juventude de Dourados (MS).
 
Após o almoço, os trabalhos recomeçam com a palestra Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE) à Luz da Justiça Restaurativa, proferida por Humberto Costa Vasconcelos Junior, juiz Regional da Infância em Recife (PE) e a coordenação dos debates será responsabilidade do Des. Guaraci de Campos Vianna, presidente da Comissão Técnica da ABRAMINJ, no Rio de Janeiro (RJ).
 
O último palestrante será Dirceu de Melo, reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que escolheu o tema Alterações do Código Penal em Relação aos Crimes Contra os Costumes e a Mediação Penal. Coordenando os debates estará a Desa Tânia Garcia de Freitas Borges, diretora da Escola Superior de Magistratura do Estado de MS (ESMAGIS).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS