Menu
SADER_FULL
sexta, 18 de setembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Encerrada campanha “diga não às drogas” em Glória de Dourados

2 Jul 2010 - 17h38Por Demerval Nogueira / Fátima News

O Conselho Municipal Antidrogas; Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Polícia Militar; Polícia Civil; Poder Judiciário; Ministério Público; Prefeitura; Sasc; Cras; Creas; Proerd; escolas das três redes de ensino; igrejas; e seguimentos da sociedade organizada realizaram no encerramento do projeto “Diga Não às Drogas”, uma palestra que aconteceu no anfiteatro do Defap, sobre drogas lícitas e ilícitas, com a participação do palestrante Ubiratan Borges Daniel, assistente social da Casa da Cidadania de Campo Grande.

 

 

Com o auditório superlotado o palestrante falou sobre dependência química e psicológica, e disse por que é tão difícil parar de usar drogas, e argumentou, “isto vem do registro do cérebro através de forte desejo ou compulsão”. Borges falou também sobre o sistema de recompensa, dopamina e dificuldade em controlar o consumo. Comentou ainda sobre as principais características da alteração da personalidade na dependência química e traçou exemplos sobre essas características. Esmiuçou os casos mais propensos. Neste aspecto falou sobre a herança genética, personalidade, ambiente social e período de adolescência.

 

 

O palestrante dimensionou sobre diversas drogas, heroína, cocaína, maconha, crack, êxtase, pasta-base e outras drogas ilícitas. Comentou sobre drogas lícitas, caso específico do álcool e cigarros. Falou sobre modelos de tratamento, sendo clínico e psiquiátrico. Ele afirmou, “o primeiro processo é o da desintoxicação, depois as terapias de apoio, além do caps A/D e grupos de autoajuda”, disse Borges. Falou ainda do grupo Alcoólicos Anônimos (AA), surgido em Ohio (EUA), em 1935.

 

 

O palestrante descreveu a codependência familiar, as fases, negação, depressão, negociação ou barganha, raiva e aceitação. “O período da raiva é profundamente lamentável, porque os pais passam a ter amor e ódio ao mesmo tempo e, às vezes acaba abandonando o filho dependente químico”, enfatizou. Ele comentou ainda, “a rua é o maior fator de risco, portanto é necessário distribuir funções especiais aos filhos para evitar o contato constante com as ruas e, acima de tudo revelar mais amor aos filhos”. O assistente social afirmou também, “Glória de Dourados realiza um trabalho exemplar, digno de elogios. Por isto eu parabenizo as autoridades constituídas e comprometidas nesta causa, pela ação magnífica e benévola”.

 

 

Finalizando, o palestrante cravou a frase do compositor e intérprete Renato Russo. “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...”. Antes da palestra houve apresentações culturais do PETI; “Dose Mais Forte”, com o grupo teatral da IURD e das Glorinhas. Destacamos também, que no dia 26 de junho, Dia Mundial de Combate as Drogas, o Comad, Polícia Militar, CT, CMDCA entre outras entidades e seguimentos da sociedade realizaram blitz e panfletagens na Avenida Presidente Vargas, com as presenças do prefeito Arceno Athas Júnior, 1ª dama Mariângela Vieira Barbosa Athas, secretária do Comad, Marly Ardáia Fagundes entre outras autoridades municipais envolvidas no projeto “Diga Não às Drogas”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caixa com cenouras de boa qualidade 100 DESPERDÍCIOS
Governo cria Rede de Bancos de Alimentos para combater desperdício
Ainda de acordo com a atualização, 567.369 pessoas estão em acompanhamento e outras 3.753.082 se recuperaram. PANDEMIA
Covid-19: Brasil acumula 4,4 milhões de casos e 134,9 mil mortes
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa abre 770 agências amanhã das 8h às 12h
Apesar do esforço médico a adolescente não resistiu. DESCARGA FATAL
Adolescente segura extensão de energia e morre após sofrer descarga elétrica
Assaltante magro está com um revólver na mão direito e boné na esquerda TERROR NA RODOVIA
Vídeo mostra ação extremamente violenta de ladrões em Rodovia
As imagens mostram que a vítima estava prestes a sair de moto VIOLENCIA NA CIDADE
Homem é flagrado agredindo e tentando atropelar a ex; veja vídeo
Bolsonaro autorizou estudos para a área. PROGRAMA ASSISTENCIAL
Após desistir do Renda Brasil, Bolsonaro autoriza criação de novo programa social
Bolsonaro com Ricardo Barros APREENSÃO
Gaeco cumpre mandado em escritório de Ricardo Barros, lider do governo Bolsonaro na Câmara
presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) AGORA
Maia testa positivo para Covid-19, informa assessoria do deputado
 Joice Pastre, 27 anos, morreu na última sexta-feira (11) GESTO NOBRE
Família doa órgãos de jovem que sofreu aneurisma cerebral