Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Encerrada campanha “diga não às drogas” em Glória de Dourados

2 Jul 2010 - 17h38Por Demerval Nogueira / Fátima News

O Conselho Municipal Antidrogas; Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Polícia Militar; Polícia Civil; Poder Judiciário; Ministério Público; Prefeitura; Sasc; Cras; Creas; Proerd; escolas das três redes de ensino; igrejas; e seguimentos da sociedade organizada realizaram no encerramento do projeto “Diga Não às Drogas”, uma palestra que aconteceu no anfiteatro do Defap, sobre drogas lícitas e ilícitas, com a participação do palestrante Ubiratan Borges Daniel, assistente social da Casa da Cidadania de Campo Grande.

 

 

Com o auditório superlotado o palestrante falou sobre dependência química e psicológica, e disse por que é tão difícil parar de usar drogas, e argumentou, “isto vem do registro do cérebro através de forte desejo ou compulsão”. Borges falou também sobre o sistema de recompensa, dopamina e dificuldade em controlar o consumo. Comentou ainda sobre as principais características da alteração da personalidade na dependência química e traçou exemplos sobre essas características. Esmiuçou os casos mais propensos. Neste aspecto falou sobre a herança genética, personalidade, ambiente social e período de adolescência.

 

 

O palestrante dimensionou sobre diversas drogas, heroína, cocaína, maconha, crack, êxtase, pasta-base e outras drogas ilícitas. Comentou sobre drogas lícitas, caso específico do álcool e cigarros. Falou sobre modelos de tratamento, sendo clínico e psiquiátrico. Ele afirmou, “o primeiro processo é o da desintoxicação, depois as terapias de apoio, além do caps A/D e grupos de autoajuda”, disse Borges. Falou ainda do grupo Alcoólicos Anônimos (AA), surgido em Ohio (EUA), em 1935.

 

 

O palestrante descreveu a codependência familiar, as fases, negação, depressão, negociação ou barganha, raiva e aceitação. “O período da raiva é profundamente lamentável, porque os pais passam a ter amor e ódio ao mesmo tempo e, às vezes acaba abandonando o filho dependente químico”, enfatizou. Ele comentou ainda, “a rua é o maior fator de risco, portanto é necessário distribuir funções especiais aos filhos para evitar o contato constante com as ruas e, acima de tudo revelar mais amor aos filhos”. O assistente social afirmou também, “Glória de Dourados realiza um trabalho exemplar, digno de elogios. Por isto eu parabenizo as autoridades constituídas e comprometidas nesta causa, pela ação magnífica e benévola”.

 

 

Finalizando, o palestrante cravou a frase do compositor e intérprete Renato Russo. “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...”. Antes da palestra houve apresentações culturais do PETI; “Dose Mais Forte”, com o grupo teatral da IURD e das Glorinhas. Destacamos também, que no dia 26 de junho, Dia Mundial de Combate as Drogas, o Comad, Polícia Militar, CT, CMDCA entre outras entidades e seguimentos da sociedade realizaram blitz e panfletagens na Avenida Presidente Vargas, com as presenças do prefeito Arceno Athas Júnior, 1ª dama Mariângela Vieira Barbosa Athas, secretária do Comad, Marly Ardáia Fagundes entre outras autoridades municipais envolvidas no projeto “Diga Não às Drogas”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS