Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Encceja será realizado nesta sexta-feira em 20 presídios do Estado

12 Mai 2011 - 11h44Por Notícias MS

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para pessoas privadas de liberdade será realizado nesta sexta-feira (13). Este ano, foram inscritos 561 reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul.

Promovido pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. O exame pode ser realizado para pleitear certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental.

De acordo com a Divisão de Educação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), as provas serão aplicadas em vinte unidades penais nas cidades de: Campo Grande; Dourados; Amambai; Aquidauana; Bataguassu; Cassilândia; Corumbá; Jateí; Naviraí; Paranaíba; Ponta Porã; Rio Brilhante e Três Lagoas.

O início das provas será às 7h30 (horário local). No período da manhã, serão realizadas as avaliações de História, Geografia e Ciências Naturais. A partir das 13h30, os internos responderão às questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática. O exame terá duração total de oito horas.

Relatório da Escola Estadual Polo “Profª. Regina Lúcia Anffe Nunes Betine” – responsável pelo ensino nos estabelecimentos prisionais do Estado – aponta que a unidade com o maior número de inscritos é o Instituto Penal de Campo Grande, com 69 participantes, seguido pela Penitenciária “Harry Amorim Costa”, em Dourados, com 67, e pelo Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (o Segurança Máxima da Capital), onde 55 reeducandos se inscreveram.

Educação

A educação prisional é uma das prioridades da Agepen nos projetos de ressocialização, segundo o diretor-presidente da agência, Deusdete Oliveira.

Prova disso, conforme o diretor, é que este ano houve um aumento de 20% no número de internos do regime fechado de Mato Grosso do Sul que passaram a frequentar a sala de aula, se comparado a 2010. O Estado também supera a média nacional de ensino prisional, que é de 10%, registrando um índice de 13,8% de custodiados do regime fechado estudando.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho