Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 8 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Encceja será realizado nesta sexta-feira em 20 presídios do Estado

12 Mai 2011 - 11h44Por Notícias MS

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para pessoas privadas de liberdade será realizado nesta sexta-feira (13). Este ano, foram inscritos 561 reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul.

Promovido pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. O exame pode ser realizado para pleitear certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental.

De acordo com a Divisão de Educação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), as provas serão aplicadas em vinte unidades penais nas cidades de: Campo Grande; Dourados; Amambai; Aquidauana; Bataguassu; Cassilândia; Corumbá; Jateí; Naviraí; Paranaíba; Ponta Porã; Rio Brilhante e Três Lagoas.

O início das provas será às 7h30 (horário local). No período da manhã, serão realizadas as avaliações de História, Geografia e Ciências Naturais. A partir das 13h30, os internos responderão às questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática. O exame terá duração total de oito horas.

Relatório da Escola Estadual Polo “Profª. Regina Lúcia Anffe Nunes Betine” – responsável pelo ensino nos estabelecimentos prisionais do Estado – aponta que a unidade com o maior número de inscritos é o Instituto Penal de Campo Grande, com 69 participantes, seguido pela Penitenciária “Harry Amorim Costa”, em Dourados, com 67, e pelo Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (o Segurança Máxima da Capital), onde 55 reeducandos se inscreveram.

Educação

A educação prisional é uma das prioridades da Agepen nos projetos de ressocialização, segundo o diretor-presidente da agência, Deusdete Oliveira.

Prova disso, conforme o diretor, é que este ano houve um aumento de 20% no número de internos do regime fechado de Mato Grosso do Sul que passaram a frequentar a sala de aula, se comparado a 2010. O Estado também supera a média nacional de ensino prisional, que é de 10%, registrando um índice de 13,8% de custodiados do regime fechado estudando.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento