Menu
SADER_FULL
sábado, 18 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Encceja oferece oportunidade aos que não obtiveram certificado

31 Out 2009 - 10h53Por MEC

As pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental poderão fazer uma prova de certificação e, se comprovarem ter conhecimento adequado a esse nível de ensino, poderão ter seus certificados. Para isso, o interessado deve se inscrever ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), até esta sexta-feira, 30. Para se inscrever no exame, o participante deve ter, no mínimo, 15 anos de idade completos até o dia da prova.

As provas contemplarão áreas básicas do conhecimento, como linguagens (língua portuguesa, inglês, artes, educação física), matemática, ciências naturais e ciências humanas (história, geografia). Serão 30 itens de múltipla escolha para cada uma dessas áreas. Há ainda uma redação.

Se a pessoa, por exemplo, foi reprovada na oitava série em língua portuguesa, ela pode agora fazer apenas a prova que envolve essa disciplina. Se alcançar a nota mínima exigida, terá seu certificado de conclusão do ensino fundamental e poderá retornar aos estudos, já se matriculando no ensino médio. Mesmo que a pessoa nunca tenha freqüentado a escola regular – ou tenha freqüentado, mas não tenha como provar – mas tem domínio dos conhecimentos exigidos para essa etapa de ensino, ela poderá fazer as provas.

A certificação se dá por área. Por exemplo: se o participante obtiver boas notas em ciências humanas e linguagens, ele terá documento provando que já eliminou essas componentes. Caso o mesmo participante não alcance nota suficiente em matemática, ele ficará devendo apenas essa área – e poderá fazer, no ano que vem, quando for aplicado outro Encceja, apenas a prova de matemática.

A inscrição é gratuita. Para se inscrever, o candidato tem até o dia 30 de outubro, 23h59min, para acessar a página do exame. Ele deve ter em mãos o documento de identidade e o CPF e preencher todos os campos solicitados. Após o registro, o comprovante de inscrição deverá ser impresso, pois contém o número de acompanhamento de inscrição e a senha de acesso à página. O candidato deve informar o nome do município onde deseja fazer a prova.

Aqueles que já fizeram cadastro em anos anteriores e desejam ainda eliminar matérias poderão se inscrever novamente, sendo o número de inscrição único e definitivo ao longo dos anos, podendo ser usado em quantos exames o interessado quiser participar.

A prova será no dia 21 de fevereiro de 2010. O candidato deve chegar com uma hora de antecedência, sendo que os portões abrirão 15 minutos antes. Não será permitida a entrada após o início da prova. No período matutino, a prova será aplicada das 8h30 às 12h30 (ciências naturais, história e geografia) e no período vespertino das 14h30 às 19h30 (língua portuguesa, inglês, artes, educação física, redação e matemática).


Deixe seu Comentário

Leia Também

TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas