Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Empretec Rural motiva empresários participantes em Dourados

25 Ago 2006 - 17h45

A primeira turma do Empretec Rural de Dourados conta com a participação de 28 pessoas. O curso oferecido pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul reúne participantes dos municípios de Dourados, Caarapó, Eldorado, Iguatemi, Rio Brilhante, Maracaju e Campo Grande.

 

Um dos participantes é o engenheiro agrônomo João Campos. Por exercer consultoria e assistência técnica na área rural, acreditou ser uma ótima oportunidade para trabalhar seu lado empreendedor. “O Empretec é uma ótima ferramenta, estuda as principais características de um empreendedor de sucesso e quais os comportamentos que devemos ter, observando nossos pontos fracos e fortes”, disse. João Campos completa dizendo que participar do Empretec representa uma oportunidade de melhorar o seu desempenho e incrementar o seu empreendimento.

 

Marise Ayumi Iguma gerencia a Fazenda Continental e também é uma das participantes do Empretec. A propriedade é da família, sendo que ela assumiu suas funções somente há três anos. “Precisava ampliar minha visão nos negócios. Por isso, me inscrevi. Nesses dias de seminários, já consigo ver as mudanças, tanto na vida pessoal como na profissional”, comentou. Marise acrescenta dizendo que a partir de agora vai trabalhar com metas, controles financeiros, e melhor organização empresarial. “O treinamento trabalha a partir de vivências, estimulando as características de comportamento que são decisivas para o empresário de sucesso. A partir de agora, conseguirei identificar com maior facilidade esses aspectos, tornando possíveis as minhas alterações comportamentais”, complementou.

 

A metodologia utilizada no Empretec Rural é a mesma utilizada na modalidade urbana. O grande diferencial é que o módulo que trata do aspecto financeiro é focado em aspectos do cotidiano do produtor rural, como a produção e o momento de plantio de diferentes culturas.

 

Segundo o instrutor, César Henrique Gonçalves, no Empretec se trabalha as dez características empreendedoras apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como essenciais para um gestor bem-sucedido e ensina os participantes a desenvolvê-las. “O seminário faz com que as pessoas se conheçam melhor e descubram características que já possuem, mas não desenvolvem”, comentou. Além disso, César afirma que a modalidade permite que o empresário rural tenha um melhor desempenho na administração do seu negócio, já que não há diferença entre uma empresa rural e urbana. “Com isso, eles terão melhores condições de gerir suas empresas, pois terão uma nova visão de si mesmos e do mercado em que estão inseridos”.

 

Esta é a segunda turma voltada para o público rural realizada no Estado e segue até o dia 27 de agosto. A próxima edição do Empretec Rural será na cidade de Naviraí, entre os dias 16 a 24 de setembro. As entrevistas serão realizadas de 28 de agosto a 01 de setembro. Os interessados podem entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae em Dourados (67) 3424-5959.

 

Resultado – No mês de abril deste ano, a 13ª edição do Empretec foi realizada em Dourados. A partir daí, a vida profissional da então advogada Gisele Pedroso mudou radicalmente.

 

Em uma dinâmica do seminário, Gisele descobriu que poderia por em prática um antigo sonho, de estruturar uma empresa de confecção. “Durante o treinamento, vi que poderia ter sucesso a minha idéia. Posso dizer que a minha empresa nasceu dentro do Empretec”, acrescentou.

 

Após a capacitação, Gisele deixou de lado a advocacia e viabilizou seu empreendimento de confecção de malharia. Hoje, já produz cerca de 150 peças por mês, todas por encomenda. “Meu diferencial está em atender minhas clientes de forma a valorizar e respeitar seu estilo”, disse.

 

Nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, a empresária está lançando sua marca, a Gisele Pedroso Malha Fashion. O desfile será às 19 horas, em sua residência, e as modelos serão as suas clientes. A empreendedora Gisele já sonha mais alto. “Consegui vislumbrar meu empreendimento que hoje já emprega quatro pessoas. O que quero agora é montar minha própria loja, com roupas exclusivas. Participar do Empretec fez com que eu visse que isso era possível. È muito gratificante trabalhar com um sonho do passado, que hoje já é concreto. 

 

Para a coordenadora do Empretec no Escritório Regional do Sebrae em Dourados, Silmara Dourado Moraes, ver um sonho realizado é belíssimo e ao mesmo tempo gratificante. “Após os seminários, vemos muitos empresários com mudanças nas suas características, pois agora sabem os comportamentos que devem ter para ser um empreendedor de sucesso. O caso da Gisele é um. Ela está realizada e colhendo resultados”, concluiu.

 

 

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro