Um estudo publicado no British Medical Journal afirma que fabricantes de leite em pó e outros produtos para bebês estão violando códigos internacionais quando vendem seu produto para países da África Ocidental.
Os pesquisadores descobriram que o código foi violado na venda de 40 produtos, muitos fabricados por gigantes do setor, como Danone e Nestlé.
Alguma companhias não incluíram nas embalagens declarações sobre os benefícios da amamentação materna, instruções sobre a preparação e a forma de estocagem adequadas ou alertas sobre os riscos para a saúde resultante do uso impróprio desses substitutos.
Outras davam amostra grátis e presentes para que trabalhadores da área de saúde promovessem seus produtos.
O relatório também acusou essas empresas de afirmarem que seus produtos serviriam para melhorar a saúde dos bebês.
Em 1982, a Assembléia Mundial de Saúde adotou um código internacional que estabelece um padrão mínimo para assegurar o uso correto do leite.
A pesquisa foi feita no Togo - um país sem legislação para o marketing de substitutos do leite materno - e também em Burkina Faso, que tem leis tratando desse assunto.
O resultado mostra que os códigos de marketing estão sendo ignorados em níveis semelhantes nos dois países.
Os pesquisadores verificaram instalações de saúde, lojas de alimentos, pontos de distribuição e anúncios na imprensa.
De acordo com o código internacional, os governos têm que garantir que exista informação, treinamento e sistemas de monitoramento adequados para que suas determinações sejam cumpridas.
Os autores da pesquisa descobriram que 90% dos fabricantes jamais tinham ouvido falar no código e que quase 65% das mães nunca receberam conselhos sobre amamentação. (bbc).
ABN
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