Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Emprego industrial fecha 2010 com maior crescimento desde 2002

11 Fev 2011 - 10h28Por Veja

O emprego na indústria brasileira encerrou o ano passado com expansão de 3,4%, revertendo a queda de 5,0% registrada em 2009, divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES). A taxa acumulada em 12 meses, ao passar de 2,9% em novembro para 3,4% em dezembro, implicou a manutenção da trajetória ascendente iniciada no último mês de 2009. Com isso, o emprego industrial encerrou 2010 com a taxa mais elevada da série histórica.

Segundo o IBGE, o bom desempenho do emprego industrial é reflexo não só da recuperação gradual observada ao longo de todo o ano passado, mas também da baixa da base de comparação de 2009 – ano que concentrou a pior fase da crise financeira mundial e que levou o PIB brasileiro a recuar 0,6%.

Quando se observa apenas o indicador de dezembro, verificou-se uma elevação de 3,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior – ritmo ligeiramente superior ao registrado em novembro (3,1%), o que implicou a manutenção da sequência de resultados positivos iniciada em fevereiro.

Contudo, ao se analisar o dado mês a mês, houve recuo de 0,1% em dezembro ante novembro na série com ajuste sazonal. Foi a primeira queda após quatro meses de estabilidade.

No dado trimestral, o total do pessoal ocupado nos últimos três meses do ano superou em 3,6% à do quarto trimestre do ano anterior.

Regiões – Todas as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE registraram crescimento no emprego industrial em dezembro de 2010, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O destaque foi São Paulo, que apresentou alta de 3,0% na ocupação industrial no período. No estado, houve aumentos expressivos no emprego industrial em meios de transporte (8,7%) e máquinas e equipamentos (7,5%). De acordo com o IBGE, estas atividades exerceram as maiores contribuições para o saldo positivo no mercado de trabalho na indústria paulista.

Outros destaques positivos de aumentos no emprego industrial de dezembro de 2010 ante o mesmo mês do ano anterior foram verificados na região Nordeste (3,4%), em Minas Gerais (3,9%), na região Norte e Centro-Oeste (4,6%), no Rio Grande do Sul (3,6%), em Santa Catarina (3,9%) e no Rio de Janeiro (4,4%). No período, o emprego industrial cresceu em 13 dos 18 segmentos pesquisados pelo IBGE.

No acumulado de 2010, o IBGE apurou uma alta no emprego industrial em todos os 14 locais pesquisados, na comparação com 2009. Isso é um "perfil generalizado de crescimento", na avaliação do instituto. Na análise por setores, o emprego industrial em 2010 cresceu em 13 dos 18 setores pesquisados pelo IBGE.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS