Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 24 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Empreendedor Individual: registro está aberto em MS

22 Fev 2010 - 17h37

Desde o dia 8 deste mês, empreendedores de Mato Grosso do Sul já podem se cadastrar no Programa de Formalização do Empreendedor Individual (EI), um sistema criado pelo governo federal para legalizar cerca de 11 milhões de pessoas que trabalham atualmente como informais no Brasil. “Para isso, via internet, o empreendedor precisará preencher sete informações básicas como nome completo, documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço. Não irá precisar assinar nenhum documento”, explica o diretor-presidente da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, Wagner Bertoli.

Essa nova versão facilita o cadastro, que anteriormente apresentava 40 telas de preenchimento, com 41 informações, e ainda havia necessidade de assinar um requerimento e levar até a junta comercial. O sistema antigo já funcionava no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com Bertoli, todo o processo é gratuito e a receita bruta não pode passar de R$ 36 mil ao ano. A pessoa não pode ter mais de um estabelecimento nem participar de outra empresa como sócio ou titular e é permitido ter apenas um funcionário contratado. “A Jucems irá receber as informações online de todos os empreendedores cadastrados”, conta.

A cabeleireira Francisca Brasil Fonseca Correa foi a primeira a fazer o cadastro e viu que sua atividade se enquadra na nova figura jurídica. “Trabalho como cabeleireira na informalidade há oito anos. Mantinha um salão em minha casa mesmo, mas por questões de regulamentação, passei para um local específico e resolvi me formalizar como empreendedora individual”, conta.

O cadastro também foi feito pela manicure Gisele Aparecida Mendes. “Quando partimos de um princípio as portas se abrem. Vou trabalhar de cabeça erguida, porque estou legalizada”, comemora.

Colaborou Assessoria de Imprensa/Sebrae-MS

Leia Também

Fábrica de placas solares  ENERGIA SOLAR
Brasil atinge 1 milhão de consumidores com geração própria de energia solar
BRASIL 622.205 MORTES
Com recorde de 204.854 novos casos, Brasil registra 350 óbitos em 24 horas
ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19