Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Embrapa realiza Dia de Campo sobre ILPF em MS

25 Mar 2010 - 11h11Por MS Notícias

O município de Três Lagoas-MS, distante 365 km da capital Campo Grande, recebe na próxima sexta-feira, dia 26, a partir das 8 horas, na Fazenda São Mateus, o Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e parceiros.

Com o objetivo de validar, transferir e capacitar os técnicos da região, o encontro será realizado em uma área de 24 hectares, na qual há um ano foram implantados dois grandes sistemas: integração lavoura-pecuária e integração pecuária-floresta, em diversas combinações, e que estão sob responsabilidade dos pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).

O Dia de Campo contará com quatro estações, com início programado para às 8 horas. As "Experiências da Fazenda São Mateus com a cultura da soja" com o proprietário da São Mateus, Mateus Arantes; a "Recuperação e manejo de pastagens" com Armindo Neivo Kichel; a "Integração pastagem-floresta" com Valdemir Antonio Laura e, por fim, o "Manejo e conservação do solo com o Sistema iLPF" com Júlio Cesar Salton serão os temas acompanhados pelos participantes.

A região de Três Lagoas, de acordo com os cientistas, possui uma vasta área de pastagem degradada e essa Unidade de Referência instalada pelo projeto mostra para o pecuarista do Bolsão sul-mato-grossense que há várias alternativas de recuperação e manejo de pastagem, de baixo a alto custo, atendendo a todos os tipos de bolso. "O maior problema da região é o monocultivo da pecuária de corte extrativista. Com esse projeto queremos levar agricultura silvipastoril a uma localidade em franca expansão", propõe o pesquisador da Embrapa, Armindo Neivo Kichel.

"A principal e imediata vantagem é a diversificação das atividades na
propriedade rural; em seguida tem-se o conforto térmico para os animais, propiciado pela sombra das árvores, melhor qualidade da forragem na estação seca, conservação de mais água na microbacia, redução da pressão de desflorestamento em remanescentes de cerrado e, finalmente, aumento da renda por unidade de área, com o corte da floresta", detalha, agora, o cientista Valdemir Laura.

Os pesquisadores da Embrapa explicam ainda que a viabilização da lavoura com o cultivo da floresta reduz os riscos climáticos da produção de grãos e os custos elevados com a recuperação de pastagem, com isso, conforme Kichel, "haverá aumento de qualidade, produtividade e sustentabilidade do agronegócio, com preservação do meio ambiente".

O trabalho dos especialistas é fruto de um grande projeto de iLPF da
Embrapa em transferência e validação da tecnologia iLPF. Por meio de
visitas técnicas, dias de campo, publicações, capacitações e outras
ferramentas, diversos pesquisadores de 30 Centros da Embrapa difundem o conceito e as técnicas de iLPF por oito grandes regiões brasileiras.

Coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), a
iniciativa é liderada na região 1 - Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná - pelo engenheiro agrônomo Armindo Kichel e em MS, nos municípios de Campo Grande, Ponta Porã, Naviraí, Dourados e Três Lagoas estão instaladas unidades de referência.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro