Menu
SADER_FULL
sábado, 25 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Embrapa Pantanal divulga a 2ª previsão de cheia do rio Paraguai

10 Fev 2010 - 06h02Por Fátima News com Assessoria

Foi divulgada na quinta-feira, dia 04 de fevereiro, durante coletiva com a imprensa local, a segunda previsão de cheia do rio Paraguai para o ano de 2010. O pesquisador em Mudanças Climáticas da Embrapa Pantanal, Ivan Bergier, se reuniu com um grupo de jornalistas para apresentar os resultados de janeiro, obtidos com o Modelo Estatístico de Previsão Modelad - programa de monitoramento das cheias e vazantes do rio Paraguai, com base na régua de Ladário (MS).

 

 

 

De acordo com a primeira previsão, divulgada no dia 15 de Dezembro de 2009, se no mês de janeiro o nível do rio subisse em média 2 centímetros ao dia, as chances da máxima atingir 5 metros, entre os meses de maio a julho,  aumentariam. No dia 31 de Janeiro a altura do rio registrada foi de 2 metros e 36 centímetros, confirmando as previsões.

 

 

 

Segundo o pesquisador, até o  momento só é possível ter certeza de  que a cheia deverá superar os 4 metros, podendo  variar até 5 metros. No entanto, caso as chuvas em fevereiro e março sejam significativas no Pantanal, a máxima poderá  superar os 6 metros.

 

 

 

Historicamente, as cheias acima de 6 metros ocorrem antecipadamente no mês de abril. O monitoramento realizado pela Embrapa pantanal, utilizando informações fornecidas diariamente pelo Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, da Marinha do Brasil, é de fundamental importância para que os ribeirinhos e autoridades competentes possam tomar as medidas necessárias em caso de uma cheia significativa.

 

 

 

Durante a coletiva, os jornalistas puderam conhecer mais sobre o modelo utilizado e sobre os diversos fatores que influenciam a precipitação de água na bacia do Prata e na América do Sul. Segundo o pesquisador, a quantidade de chuvas na cabeceira dos rios pantaneiros, os fenômenos climáticos - como o "El Niño" - e até  o transporte de umidade da Amazônia oriental, interferem na intensidade da inundação na planície.

 

 

 

Em Março a Embrapa Pantanal divulgará a terceira previsão de cheia para 2010.             

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada