Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Embrapa discute desenvolvimento da ovinocultura em MS

7 Out 2009 - 05h59Por Fátima News, com Assessoria

A ovinocultura será debatida em dois eventos organizados pela Embrapa Gado de Corte. O primeiro acontece durante o dia desta quarta-feira, dia 7 de outubro, no Parque de Exposição Laucídio Coelho a partir das 8 horas. O segundo evento será no dia 8, quinta-feira. É um Workshop da pesquisa em ovinos dirigido para técnicos e convidados a ser realizado nas dependências da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande , MS, das 8 às 17h3.

 

O “Seminário de Ovinocultura no Cerrado” que será realizado na Acrissul (Parque de Exposição) é aberto ao público que terá a oportunidade de assistir a uma série de apresentações envolvendo temas sobre a criação de ovinos no Brasil Central.  Especialistas da área vão abordar questões como: prospecção tecnológica, cadeia de produção, comercialização do produto, sistema agro industrial, sanidade animal, manejo de pastagem, sistema de produção de ovinos e rede de pesquisa em melhoramento genético dos ovinos.

 

Para o coordenador técnico do evento, pesquisador Fernando Reis, o objetivo do Seminário é reunir produtores e discutir os assuntos de interesse do produtor como comercio, novas técnicas de criação, saúde do rebanho, adaptação dos ovinos nas pastagens e genética animal.  “Esperamos motivar o setor da ovinocultura do Estado e abrir frentes para o produtor”, diz Fernando. Em sua opinião, o Estado tem potencial de mercado e o produtor pode constituir uma fonte de renda com os produtos oriundos da ovinocultura, como por exemplo: os animais de descarte (carneiros e ovelhas) podem ser utilizados no uso de embutidos como: lingüiça, hambúrguer, cafta, presunto, salame e defumados. Já os cordeiros, por se tratar de carne mais tenra, devem ser direcionados para o mercado.

 

O evento é propício integrar a cadeia produtiva e uma oportunidade para produtores e técnicos discutirem os problemas e soluções da classe e a organização da categoria. Além disso, durante o seminário os participantes poderão trocar experiências e tomar conhecimento de resultados de pesquisa.

 

Durante o seminário serão abordados sete temas. Para participar os interessados devem se dirigir ao local do evento. Não será cobrada taxa de inscrição.

 

 

Representantes da cadeia de ovinos se reúnem em Workshop na Embrapa

 

A reunião entre representantes dos elos da cadeia produtiva de ovinos será realizada nesta quinta-feira, dia 8 de outubro. Terá início a partir das 8 horas no auditório da Embrapa Gado de Corte, localizada na BR 262, Km 4, em Campo Grande , MS.

 

São esperadas nesta reunião cerca de 30 pessoas entre palestrantes, representantes da indústria frigorífica, produção, professores de universidades, MAPA e IAGRO.

 

O objetivo é discutir as potencialidades e oportunidades de cooperação para o fortalecimento da ovinocaprinocultura de corte no Estado de MS e região Centro-Oeste.

 

O evento será aberto pelos chefes da Embrapa Gado de Corte (MS) e Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) e em seguida as apresentações com início previsto às 8h20. A primeira será referente à produção em escala, seguida da apresentação de proposta da Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (ASMACO) relativa à integração a ovinoculrura. O grupo também vai discutir questões sobre abate informal, organização de produtores na região de Dourados, Câmara Setorial, indústria frigorífica e padrão animal, ações de pesquisa em ovinocultura na Embrapa Gado de Corte e Núcleo Centro-Oeste e projetos cooperativos cujas prioridades são as pesquisas em melhoramento genético e sistema de produção.

 

“A expectativa com os dois eventos é muito grande. Precisamos captar demandas para subsidiar a geração de tecnologia, formar parcerias e organizar a classe produtora. Queremos fomentar o setor e oferecer segurança para o empreendedor rural”, declara Fernando Reis, coordenador do Workshop.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada