Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
Brasil

Embrapa discute desenvolvimento da ovinocultura em MS

7 Out 2009 - 05h59Por Fátima News, com Assessoria

A ovinocultura será debatida em dois eventos organizados pela Embrapa Gado de Corte. O primeiro acontece durante o dia desta quarta-feira, dia 7 de outubro, no Parque de Exposição Laucídio Coelho a partir das 8 horas. O segundo evento será no dia 8, quinta-feira. É um Workshop da pesquisa em ovinos dirigido para técnicos e convidados a ser realizado nas dependências da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande , MS, das 8 às 17h3.

 

O “Seminário de Ovinocultura no Cerrado” que será realizado na Acrissul (Parque de Exposição) é aberto ao público que terá a oportunidade de assistir a uma série de apresentações envolvendo temas sobre a criação de ovinos no Brasil Central.  Especialistas da área vão abordar questões como: prospecção tecnológica, cadeia de produção, comercialização do produto, sistema agro industrial, sanidade animal, manejo de pastagem, sistema de produção de ovinos e rede de pesquisa em melhoramento genético dos ovinos.

 

Para o coordenador técnico do evento, pesquisador Fernando Reis, o objetivo do Seminário é reunir produtores e discutir os assuntos de interesse do produtor como comercio, novas técnicas de criação, saúde do rebanho, adaptação dos ovinos nas pastagens e genética animal.  “Esperamos motivar o setor da ovinocultura do Estado e abrir frentes para o produtor”, diz Fernando. Em sua opinião, o Estado tem potencial de mercado e o produtor pode constituir uma fonte de renda com os produtos oriundos da ovinocultura, como por exemplo: os animais de descarte (carneiros e ovelhas) podem ser utilizados no uso de embutidos como: lingüiça, hambúrguer, cafta, presunto, salame e defumados. Já os cordeiros, por se tratar de carne mais tenra, devem ser direcionados para o mercado.

 

O evento é propício integrar a cadeia produtiva e uma oportunidade para produtores e técnicos discutirem os problemas e soluções da classe e a organização da categoria. Além disso, durante o seminário os participantes poderão trocar experiências e tomar conhecimento de resultados de pesquisa.

 

Durante o seminário serão abordados sete temas. Para participar os interessados devem se dirigir ao local do evento. Não será cobrada taxa de inscrição.

 

 

Representantes da cadeia de ovinos se reúnem em Workshop na Embrapa

 

A reunião entre representantes dos elos da cadeia produtiva de ovinos será realizada nesta quinta-feira, dia 8 de outubro. Terá início a partir das 8 horas no auditório da Embrapa Gado de Corte, localizada na BR 262, Km 4, em Campo Grande , MS.

 

São esperadas nesta reunião cerca de 30 pessoas entre palestrantes, representantes da indústria frigorífica, produção, professores de universidades, MAPA e IAGRO.

 

O objetivo é discutir as potencialidades e oportunidades de cooperação para o fortalecimento da ovinocaprinocultura de corte no Estado de MS e região Centro-Oeste.

 

O evento será aberto pelos chefes da Embrapa Gado de Corte (MS) e Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) e em seguida as apresentações com início previsto às 8h20. A primeira será referente à produção em escala, seguida da apresentação de proposta da Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (ASMACO) relativa à integração a ovinoculrura. O grupo também vai discutir questões sobre abate informal, organização de produtores na região de Dourados, Câmara Setorial, indústria frigorífica e padrão animal, ações de pesquisa em ovinocultura na Embrapa Gado de Corte e Núcleo Centro-Oeste e projetos cooperativos cujas prioridades são as pesquisas em melhoramento genético e sistema de produção.

 

“A expectativa com os dois eventos é muito grande. Precisamos captar demandas para subsidiar a geração de tecnologia, formar parcerias e organizar a classe produtora. Queremos fomentar o setor e oferecer segurança para o empreendedor rural”, declara Fernando Reis, coordenador do Workshop.

Leia Também

PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C
Luto em Fátima do Sul
Faleceu o radialista e artista de circo João Ramão da Silva Cuno, o querido gaúcho
Ajude
Família busca ajuda para criança autista com suspeita de síndrome rara e obesidade mórbida
VICENTINA - SUSTO - SÃO JOSÉ
Em Vicentina, temporal devasta o distrito de São José moradores enfrentam perdas e desespero
ALTA MÉDICA
Recém-nascido abandonado em sacola recebe alta de hospital

Mais Lidas

VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente