Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Embrapa de Dourados promove amanhã Mostra de Tecnologias

2 Mar 2010 - 10h42Por Dourados News

Representantes da Assistência Técnica e Extensão Rural da região da Grande Dourados terão a oportunidade de trocar experiências com pesquisadores e técnicos da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, na Mostra de Tecnologias da Embrapa, marcada para amanhã, dia 03 de março das 7h30 às 11h30.

Na ocasião, os participantes poderão visitar o campo experimental da Embrapa e receber informações sobre “Integração Lavoura-Pecuária”, “Consórcio de milho com braquiária” (foto) “Espécies de forrageiras e adubos verdes” e “Tecnologias para as culturas de soja e de milho”.
“Além dos temas programados, também poderão ser discutidos outros relacionados à safra atual, dependendo da demanda e interesse dos participantes”, acrescenta o técnico da Embrapa, Euclides Maranho.

Sobre o Consórcio de milho com braquiária, será abordado, entre outros aspectos, o potencial de aumentar os benefícios do consórcio para racionalizar custos com o ajuste na população de plantas de braquiária, visando diminuir a competição com o milho.

Em relação à adubação verde, serão discutidas as pesquisas que a Empresa tem para identificar a melhor época de manejo para os adubos verdes de primavera/verão, além dos estudos para avaliar os efeitos do adubo verde em culturas como feijão comum, feijão caupi, milho e mandioca.

De acordo com o pesquisador Milton Padovan, a adubação verde é uma prática agrícola milenar, que tem o objetivo de melhorar a capacidade produtiva dos solos, através da oferta de material orgânico vegetal não decomposto produzido por plantas cultivadas exclusivamente para este fim, que são manejadas no início do ciclo reprodutivo. “Essas espécies [adubos verdes] são estratégicas em sistemas de rotação de culturas, ou seja, para cultivos entre as culturas de interesse econômico bem como para consórcios”, explica.

Quanto à Integração Lavoura-Pecuária (ILP), serão explicadas as vantagens do sistema tanto do ponto de vista econômico quanto agronômico. A recomendação é que tendo a agricultura e a pecuária, se num ano uma dessas atividades estiver com problemas de produção, a outra pode ajudar a manter a estabilidade econômica da propriedade.

“O uso de ILP também auxilia agronomicamente por reduzir custos de produção, aumentar a eficiência dos insumos utilizados, melhorar a qualidade do solo e aumentar a chance de produzir mais com o mesmo valor investido”, acrescenta o pesquisador Júlio Cesar Salton.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS