Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em um ano, dengue sobe para 787 casos

6 Jan 2010 - 06h20Por Dourados Agora

Os casos confirmados de dengue, que passaram pelos registros da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, chegam a 787 no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2010.
Ao todo, em um ano, foram 1.192 casos notificados, conforme o último boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado ontem. Desses, apenas 350 deram negativos. Ainda existem 62 casos pendentes, ou seja, de pessoas que sentiram os sintomas da dengue, fizeram o exame, mas não receberam o resultado ainda.
O excesso de chuva, aliado ao calor intenso que tem feito nos últimos dias em Dourados, são combinações perfeitas para o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, dizem os especialistas.
Em Dourados, a preocupação dos moradores tem aumentado diante dos casos que surgem a cada dia, mas mesmo assim, apesar de todas as orientações, os agentes de saúde, que fazem o trabalho permanente de visita nas residências se deparam diariamente com focos do mosquito nas casas.
De acordo com o coordenador de endemias do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), Sebastião Aparecido Marcondes, antes do final do ano, os bairros mais atingidos eram os da região Norte, que incluem o Jardim Piratininga e Santa Brígida. Outra região bastante visada é o Parque do Lago e Jardim Florida I e II.
Segundo ele, além do trabalho de rotina, a intenção é realizar neste inicio do ano, em pleno verão, um trabalho diferenciado, com mutirões nos bairros, onde houver o maior número de confirmação da doença.
O coordenador informou que CCZ e a Secretaria Municipal de Saúde, estão realizando um levantamento para detectar os bairros onde o índice de infestação se concentra em maior intensidade, para realizar campanhas de conscientização e limpeza nos bairros. "Estamos passando por um período bastante critico, e se não nos mobilizar logo, podemos perder a guerra contra a dengue", avisa.
GARRAFAS - Na semana passada um mutirão organizado por agentes do CCZ flagrou em uma casa mais de 10 mil garrafas de vidro. A residência está localizada no Jardim Flórida II, um dos bairros onde o índice de infestação da dengue preocupa. O flagrante foi feito mediante uma denúncia de moradores, que estão preocupados com o aumento da dengue na região.
As garrafas foram localizadas na casa de um homem conhecido como ‘Paulo do Osso’. Ele não ofereceu nenhuma resistência quanto à remoção dos entulhos. "Ele disse que juntava garrafas para vender e não tinha condições de transportá-las até o local da venda, por causa dos problemas de saúde", informou Marcondes.
Segundo o coordenador, as garrafas vinham sendo juntadas há pelo menos oito anos. Muitas delas estavam cheias de água e larvas de mosquitos. Pelo menos cinco focos do mosquito foram localizados entre os vidros.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho