Menu
SADER_FULL
quinta, 17 de junho de 2021
Busca
MS

Em três anos acesso à internet quase dobrou em MS

12 Dez 2009 - 05h17Por Dourados Informa

Em três anos o acesso à internet praticamente dobrou em Mato Grosso do Sul, conforme mostra pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta-feira. Para 46,9% dos internautas a finalidade de acessar a rede mundial é ler notícias.

Em 2005, o estudo apontou que 22,5% da população do Estado de 10 anos ou mais havia acessado à internet nos três meses anteriores à pesquisa e em 2008 o índice saltou a 39,2%.

Mato Grosso do Sul tem o sexto maior índice de acesso à internet atrás do Distrito Federal (56,1%), São Paulo (43,9%), Rio de Janeiro (40,9%), Santa Catarina e Paraná (ambos com 40,2%). No País, a média de pessoas que acessaram à internet no ano passado foi de 34,8%.

Notícias – Em relação à finalidade, a leitura de jornais e revistas foi apontada por 46,9%. O que prevalece é a comunicação com outras pessoas, apontada por 80,9%; o lazer foi citado por 67% dos entrevistados e 64,3% falaram em educação e aprendizado. Também foram citados por 18,9% as compras e transações bancárias e por 26,6% a interação com órgãos públicos.

A pesquisa mostra que dos estudantes, 71,8% haviam utilizado a internet e entre os não estudantes o índice cai a 28,5%.

Já entre as pessoas que estavam trabalhando, 37,4% declararam ter acessado à rede mundial, índice que sobe a 41,9% quando ouvidas as pessoas que não estavam ocupadas na semana de referência.

Quanto aos locais em que acessam à internet, 42,4%, disseram que era de casa e 41,5% de locais públicos de acesso gratuito ou pago, como é o caso de lan houses. Também acessam a rede mundial no trabalho 29,9% e 24,5% do estabelecimento de ensino – lembrando que muitos acessam de mais de um local.

Dos que não haviam acessado à internet, 55% disseram que não tinham computador ou que não sabiam como utilizar a internet.

A pesquisa tomou como amostragem 7.618 pessoas de 16 municípios do Estado e um total de 2.903 domicílios. Com base nesta amostragem, a conclusão é de que dos domicílios de Mato Grosso do Sul 28% têm computadores e que 20% têm computadores conectados à internet.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial