Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 17 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Em quatro anos, obesidade cresceu 22% no Brasil

25 Jun 2010 - 06h15Por
A falta de hábitos saudáveis tem feito à população brasileira crescer em número de pessoas obesas. Pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, feita em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) foi divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde e revela que quase metade da população brasileira tem excesso de peso (46,6%). As mulheres são as mais afetadas.
O estudo mostrou que o percentual de pessoas com excesso de peso aumentou de 42,7% para 46,6% entre 2006 e 2009. Do total de 54 mil adultos em todo o país que foram entrevistados pela pesquisa, entre os homens, 51% estão acima do peso, enquanto 42,3% das mulheres sofrem com o problema. A pesquisa verificou ainda que o percentual dos que sofrem de obesidade cresceu de 11,4% para 13,9% , no mesmo período.
Para a nutricionista Rita Mendes, coordenadora do curso de Nutrição da Unigran, este é um problema mundial. “O hábito de deixar de comer alimentos saudáveis para comer produtos industrializados é um dos principais fatores para o excesso de peso”, explica a professora. Preocupado com este problema que atinge a sociedade, a Unigran irá desenvolver tratamento personalizado com pessoas que sofrem da obesidade severa – quando o paciente está muito acima do peso e apresenta doenças.
A obesidade é definida como um distúrbio do metabolismo energético que leva a um excessivo ganho de gordura corporal e tem sido considerada como um sério problema de saúde pública, especialmente por estar associada a uma série de doenças graves como hipertensão arterial, cardiopatia, diabetes tipo 2, problemas pulmonares, aumento do colesterol e triglicérides e até mesmo câncer de estomago e próstata.
De acordo com a pesquisa, a maior prevalência de mulheres obesas está na faixa etária de 55 a 64 anos (21,3%). Porém, em um ano, a faixa etária de 18 a 24 anos foi a que concentrou o maior número de obesas. Em 2008, 3,5% das jovens com essas idades estavam obesas. Em 2009, o número quase dobrou.

TRATAMENTO
Com objetivo de proporcionar um tratamento sem medicamentos e incentivar a mudança do hábito alimentar e a prática de exercício físico, os cursos de Educação Física e Nutrição da Unigran vão promover o projeto de extensão “Tratamento não medicamentoso”, que atenderá pacientes com obesidade severa. Serão ofertadas de 10 a 15 vagas e a inscrição poderá ser feita no Núcleo de Nutrição da Unigran, no período vespertino. O Núcleo está localizado na Rua Antonio Emilio de Figueiredo, 1755, no centro de Dourados.
Será realizada uma entrevista com os interessados, onde será analisado o Índice de Massa Corporal (IMC), peso e disponibilidade do participante. O tratamento é gratuito e somente podem participar pacientes com obesidade severa. A equipe de Educação Física irá trabalhar como personal trainer e a de nutrição ficará responsável pela orientação alimentar e prescrição de dieta balanceada.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

INSS - Imagem:  Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasi FIQUEM EM ALERTA
INSS: reembolso de desconto ilegal começa dia 24; saiba como aderir
MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
BONITO - MS - ROTAS - FOTO: FÁBIO CARVALHO / BONITO INFORMA VAI PARA BONITO - MS ???
Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo
Evento
1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos
CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

Mais Lidas

FOTO: CAARAPÓ NEWS - REDES SOCIAISACIDENTE
Jovem de Caarapó segue internado em estado grave após acidente entre Vicentina e Fátima do Sul
TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Engenheiro agrônomo de Dourados morre em acidente em Minas Gerais
FRIO - Foto: Álvaro RezendeOLHA QUEM TÁ VOLTANDO
Frente fria avança e derruba temperaturas; veja quando o frio chega
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede do Domingos Rufino e do José o 'Pavão', Pax Oliveira informa o velório
Ana Carolina Aguiar Lima, de 20 anos, teve a morte confirmada nessa terça-feira (15). (Foto: Reprodução)NÃO RESISTIU
Complicações em cirurgia plástica levam à morte de estudante de medicina