Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em partida épica, "guerreiros" do Flu vencem e avançam às oitavas

21 Abr 2011 - 05h31Por Gazeta Esportiva

Épico, histórico. O Fluminense conseguiu uma inesperada classificação às oitavas de final da Copa Libertadores da América nesta quarta-feira e honrou o apelido de time de guerreiros conquistado após a permanência improvável na Série A em 2009. Na melhor atuação da equipe neste ano, na qual abusou da raça e da melhor qualidade em relação ao adversário, o time das Laranjeiras derrotou o Argentinos Juniors por 4 a 2 e obteve um lugar entre os melhores clubes do continente, de uma forma emocionante e inesquecível para o torcedor do atual campeão brasileiro.

Depois de um primeiro turno desastroso ao fazer somente dois pontos em três jogos, a equipe reagiu e chegou aos oito pontos, com saldo zerado. A soma igualou o clube brasileiro ao Nacional, do Uruguai, mas fez o time comandado por Enderson Moreira superar o adversário de Montevidéu no número de gols marcados na competição. Nas oitavas de final, a agremiação das Laranjeiras encarará o Libertad-PAR.

Em contrapartida, o Argentinos Juniors, que estava perto da classificação, perdeu a vaga dentro de casa. A equipe permaneceu com sete pontos somados e acabou esta etapa da Copa Libertadores somente na lanterna do Grupo 3.

A liderança da chave ficou com o América-MEX. O clube mexicano terminou na primeira colocação ao empatar sem gols com o Nacional, no Uruguai, e alcançar os 11 pontos ao final desta etapa de grupos da competição continental.

Após o fim da partida, uma pancadaria entre os jogadores das duas equipes tomou conta do campo e só foi acalmada com a chegada da polícia. A forte confusão, iniciada pelo lateral Escudero, ex-Corinthians, envolveu todo o elenco carioca, até mesmo membros da comissão técnica. Conca e Gum eram os mais exaltados e não se esquivaram da covardia dos atletas do Argentinos Juniors.

Embalado pela histórica classificação, o Fluminense entrará em campo no final de semana para mais uma decisão: terá pela frente o Flamengo, em confronto válido pela semifinal da Taça Rio, o equivalente ao segundo turno do Campeonato Carioca.

O jogo

Precisando de um milagre, o Fluminense entrou em campo destinado a desafiar todos os números. Desacreditado, o Fluminense, aos poucos, provou dentro de campo que merecia estar entre os 16 melhores da Copa Libertadores. Ofensivo em virtude da alta liberdade dada a Marquinho, o time das Laranjeiras acuou o Argentinos Juniors e controlou o confronto no Estádio Diego Armando Maradona.

Aos 7min, Conca cobrou falta na área, mas a bola passou por todo mundo e o goleiro Navarro foi obrigado a espalmar para escanteio. Na cobrança, após a zaga argentina rebater, o lateral-direito Mariano arriscou de fora da área e quase acertou o ângulo.

Após os lances, o Fluminense melhorou e passou a ter o domínio da posse de bola. No entanto, os tricolores não conseguiam armar uma boa chance. Isso até os 16min, quando Fred tabelou com Marquinho e recebeu na entrada da área. O atacante chutou, mas a bola bateu na trave direita, no goleiro Navarro e não entrou para desespero da torcida.

No entanto, no minuto seguinte não teve jeito. Júlio César foi lançado pela esquerda, entrou na área pela diagonal e tocou na saída de Navarro para abrir o placar em Buenos Aires.

Mesmo depois de fazer o primeiro, o Fluminense permaneceu superior em campo e tendo o domínio das ações. O tricolor quase ampliou aos 23min. Fred recebeu bola fora da área e mesmo de longe arriscou. O goleiro Navarro se esticou para espalmar e conseguiu defender em dois tempos.

Só que em um dos poucos ataques do Argentinos Juniors, o zagueiro Gum cometeu um pênalti infantil ao puxar o atacante Salcedo dentro da área, mesmo com a bola sob o domínio do goleiro Ricardo Berna. O árbitro marcou pênalti, que o mesmo Salcedo cobrou com categoria para igualar o placar na Argentina.

O revés foi sentido pelo Fluminense, que viu o Argentinos Juniors equilibrar a partida. Com isso, as duas equipes passaram a correr muito, mas sem criar boas chances no ataque. A partida seguiu sem emoção até os 40min. O atacante Fred cobrou falta de longe e o goleiro Navarro falhou feio, permitindo o segundo gol do time carioca no encontro.

Após o gol, o Argentinos Juniors passou a pressionar nos minutos finais da etapa inicial em busca de um novo empate. Aos 42min, o atacante Niell recebeu dentro da área e finalizou, mas Ricardo Berna fez defesa segura.

Dois minutos depois, Niell novamente recebeu na área e concluiu de bicicleta. A bola bateu na trave direita de Ricardo Berna para alívio da torcida brasileira. Assim, os jogadores da equipe carioca foram para o intervalo à frente no placar e precisando de um gol para a classificação.

O segundo tempo começou equilibrado, mas novamente o Fluminense foi quem teve a primeira boa chance. Aos 4min, após bola levantada na área, Fred escorou de peito para Marquinho, mas o meia finalizou desequilibrado e colocou para fora.

A resposta do Argentinos Juniors veio com o gol de empate. Aos 10min, o volante Valencia cortou mal o perigo. A bola sobrou para Oberman, que finalizou e ainda contou com o desvio no próprio colombiano para enganar Ricardo Berna.

Assim como no primeiro revés, o Fluminense sentiu o segundo gol do Argentinos Juniors. Com isso, os donos da casa passaram a dominar a partida. Para a sorte do clube tricolor, os argentinos não conseguiam criar chances de perigo para Ricardo Berna. Na melhor oportunidade, Rius tentou cruzar e quase colocou para o gol. No entanto, Ricardo Berna estava atento e fez tranquila defesa.

Quando o Fluminense era mais pressionado conseguiu ficar novamente a frente no placar. Aos 23min, após cobrança de escanteio, Valencia cabeceou, o goleiro Navarro espalmou a bola nos pés de Rafael Moura. O atacante dominou e finalizou para o gol para a alegria da torcida do time tricolor.

Atrás no placar, o Argentinos Juniors voltou a pressionar o Fluminense e quase empatou aos 31min. Niell recebeu dentro da área e chutou cruzado. A zaga tricolor estava atenta e tirou o perigo. Com a chegada do fim da partida, as duas equipes precisavam de um gol para se clasificar.

O Fluminense voltou a ter chance de marcar aos 39min. Fred recebeu na área e tentou de voleio. O golerio Navarro se esticou e fez grande defesa. A reposta do Argentinos Juniors veio 2min depois. Escudero arriscou de longe e Ricardo Berna defendeu sem problema.

Quando o final parecia infeliz para o time brasileiro, o Fluminense conseguiu o gol da classificação. O zagueiro Edinho sofreu pênalti discutível e o atacante Fred cobrou com categoria para fazer o quarto. Nos minutos finais, o Fluminense se fechou na defesa e segurou o resultado até o apito final do árbitro.

América-MEX segura empate no Uruguai e passa em primeiro

Em jogo sem muitas emoções e com as duas equipes parecendo satisfeitas com o resultado, Nacional, do Uruguai, e América do México empataram por 0 a 0, jogando em Montevidéu. A igualdade, no entanto, acabou sendo boa apenas para os visitantes, que assegurou a primeira colocação do Grupo 3.

O único grande momento de pressão dos anfitriões foi já nos últimos minutos da etapa final. Em duas boas oportunidades, dois chutes de fora da área, o gol esteve próximo, mas o goleiro Ochoa salvou.

Com isso, os mexicanos agora enfrentam o Santos nas oitavas de final. Enquanto isso, o Nacional amarga mais uma eliminação no torneio do qual é tricampeão.

FICHA TÉCNICA

Argentinos Juniors 2 x 4 Fluminense

Gols:

Argentinos Juniors: Salcedo, aos 25min do primeiro tempo; e Oberman, aos 9min do segundo tempo.
Fluminense: Julio Cesar, aos 17min do primeiro tempo; Fred, aos 40min do primeiro tempo, e aos 43min do segundo tempo; e Rafael Moura, aos 23min do segundo tempo.

Argentinos Juniors
Navarro; Sabia, Torren (Oberman) e Gentiletti (Sanchéz Prette); Prósperi; Mercier, Basualdo (Laba), Rius e Escudero; Niell e Salcedo. Técnico: Pedro Troglio.

Fluminense
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar (Tartá); Valencia, Diguinho (Araújo), Marquinho e Darío Conca; Rafael Moura (Fernando Bob) e Fred. Técnico: Enderson Moreira

Cartões Amarelos
Argentinos Juniors: Escudero, Basualdo e Prósperi
Fluminense: Gum, Ricardo Berna, Conca e Diguinho

Árbitro
Wilmar Roldán (Colômbia)

Local
Estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires (Argentina)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos