Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Em nota, PSDB diz que não aceita devolver processo de Renan

2 Jul 2007 - 16h18

Durante encontro com membros dos diretórios municipais do PSDB em Campo Grande, nesta tarde de segunda-feira (dia 2), a senadora Marisa Serrano destacou a nota divulgada pelo líder do partido no Senado, Arthur Virgílio, em que critica uma suposta devolução do processo contra o  presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), do Conselho de Ética para a Mesa Diretora.

Na nota, Arthur Virgílio diz que "essa medida seria meramente protelatória. A concretizar-se, desestabilizaria aquele conselho, retirando-lhe o que lhe resta de credibilidade".

Aliados de Renan pressionam o presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), a interromper a investigação e devolvê-la à Mesa Diretora depois que parecer da consultoria legislativa do Senado apontou, pelo menos, duas falhas no processo.

Quintanilha ainda não se manifestou, mas marcou entrevista para o fim desta tarde. Já Renan recusou-se a comentar o parecer. "Não vou falar nada hoje", afirmou ao chegar em seu gabinete nesta segunda-feira.

O parecer questiona, por exemplo, a perícia que a Polícia Federal fez em documentos apresentados por Renan, acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais. A perícia, alerta o parecer, deveria ser pedida por meio da Mesa Diretora do Senado, e não como ocorreu, diretamente pelo Conselho de Ética.

O parecer ainda diz que o processo de Renan, acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais, deveria ser aberto somente depois do aval dos integrantes da Mesa. Ao receber o pedido de processo, o então presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), devolveu no dia 31 de maio a representação para a Mesa Diretora. No mesmo dia, Renan assinou e remeteu o documento de volta ao Conselho.

O parecer da consultoria jurídica diz que Renan não poderia ter feito isso sem reunir a Mesa Diretora. A consultoria explica ainda as limitações do Conselho de Ética para investigar o senador. O parecer lembra que somente uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) tem o poder, por exemplo, de quebrar sigilos bancários e convocar depoentes, obrigando-os a comparecer ao Senado.

Integrante da base aliada do governo, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) defende agora o afastamento de Renan depois que o parecer jurídico apontou que o processo deveria retornar à Mesa Diretora, presidida pelo próprio presidente do Senado , a exemplo do que já vinha fazendo o PSDB. "Ele tem que se licenciar. Neste caso, a licença temporária poderia ajudar no processo", disse.

Casagrande chegou a ser convidado na semana passada para relatar o processo, mas o presidente do Conselho de Ética suspendeu o convite até a conclusão desse parecer jurídico.

Agora, com o parecer entregue a Quintanilha, Casagrande não confirma se aceitaria um novo convite. "Preciso ler esse parecer e avaliar. Agora, é um debate novo", disse.

O líder do Democratas, José Agripino (RN), mantém a posição de seu partido de pedir a saída de Renan. "É a rua que está chegando ao Senado", afirmou, sobre as cobranças que os senadores estão recebendo em seus estados.

Marisa Serrano confirmou que o PSDB marcou reunião de sua bancada para esta terça-feira (dia 3) às 10 horas. A expectativa é que o partido endureça e possa, assim como o Democratas, pedir o afastamento de Renan da presidência.

 

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or