Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Em MS, chuva atrasa início das aulas para cerca de 3 mil alunos nas escolas do P

16 Fev 2011 - 07h41Por A maior quantidade de precipitação foi detectada no dia 17 de janeiro, com 83 milímetros em pouco ma

 

Aproximadamente 3 mil alunos da rede pública de educação nas áreas rurais do Pantanal estão sem aulas por causa das chuvas em Mato Grosso do Sul. Nos municípios de Corumbá e Ladário várias escolas seguem paradas por causa das condições das estradas.

O período letivo começou oficialmente na semana passada, mas os ônibus que transportam os estudantes não conseguem trafegar em vários trechos. Após uma reunião entre a Secretaria Municipal de Educação corumbaense e os diretores das escolas de três assentamentos na zona rural, ficou acertada a retomada das atividades na próxima quarta-feira (23).

Segundo o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, a suspensão das aulas teve como motivo principal manter a segurança dos alunos. "Como as estradas estão alagadas ou danificadas por conta das chuvas, decidimos paralisar temporariamente as aulas até os problemas serem solucionados", explicou. Ele ressaltou que a decisão não afetará os 200 dias letivos, previstos pelo Ministério da Educação.

"A reposição será feita aos sábados e com aulas programadas até o fim do primeiro semestre. Não haverá prejuízos aos estudantes", garantiu.

A meteorologia prevê tempo chuvoso até o próximo sábado (19), quando devem começar os serviços de reparos das estradas dos assentamentos afetados. "A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos pediu de dois a três dias para solucionar o problema. Por isso, as aulas devem retornar no dia 23 de fevereiro", completou o secretário.

Na segunda-feira, os diretores das três escolas rurais se reuniram com o secretário de Educação para debater a estratégia de reposição das aulas e a reorganização dos cronogramas pedagógicos. "Nossas aulas programas vão utilizar os projetos já implantados na escola, como as hortas e feiras comunitárias. Os alunos não deixarão de aprender por conta da suspensão", frisou José de Souza Silva, diretor da escola localizada no assentamento Taquaral.

"Estamos priorizando a segurança dos estudantes. Por isso tomamos essa decisão", complementou Rosa Maria da Silva, gestora da escola Paiolzinho.

As chuvas na região pantaneira superaram o esperado para os meses de janeiro e fevereiro. Conforme levantamento da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica em Corumbá no primeiro mês de 2011 foram 189 milímetros de chuva, 130% a mais do que o previsto para o período.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro