Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em MS, chuva atrasa início das aulas para cerca de 3 mil alunos nas escolas do P

16 Fev 2011 - 07h41Por A maior quantidade de precipitação foi detectada no dia 17 de janeiro, com 83 milímetros em pouco ma

 

Aproximadamente 3 mil alunos da rede pública de educação nas áreas rurais do Pantanal estão sem aulas por causa das chuvas em Mato Grosso do Sul. Nos municípios de Corumbá e Ladário várias escolas seguem paradas por causa das condições das estradas.

O período letivo começou oficialmente na semana passada, mas os ônibus que transportam os estudantes não conseguem trafegar em vários trechos. Após uma reunião entre a Secretaria Municipal de Educação corumbaense e os diretores das escolas de três assentamentos na zona rural, ficou acertada a retomada das atividades na próxima quarta-feira (23).

Segundo o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima, a suspensão das aulas teve como motivo principal manter a segurança dos alunos. "Como as estradas estão alagadas ou danificadas por conta das chuvas, decidimos paralisar temporariamente as aulas até os problemas serem solucionados", explicou. Ele ressaltou que a decisão não afetará os 200 dias letivos, previstos pelo Ministério da Educação.

"A reposição será feita aos sábados e com aulas programadas até o fim do primeiro semestre. Não haverá prejuízos aos estudantes", garantiu.

A meteorologia prevê tempo chuvoso até o próximo sábado (19), quando devem começar os serviços de reparos das estradas dos assentamentos afetados. "A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos pediu de dois a três dias para solucionar o problema. Por isso, as aulas devem retornar no dia 23 de fevereiro", completou o secretário.

Na segunda-feira, os diretores das três escolas rurais se reuniram com o secretário de Educação para debater a estratégia de reposição das aulas e a reorganização dos cronogramas pedagógicos. "Nossas aulas programas vão utilizar os projetos já implantados na escola, como as hortas e feiras comunitárias. Os alunos não deixarão de aprender por conta da suspensão", frisou José de Souza Silva, diretor da escola localizada no assentamento Taquaral.

"Estamos priorizando a segurança dos estudantes. Por isso tomamos essa decisão", complementou Rosa Maria da Silva, gestora da escola Paiolzinho.

As chuvas na região pantaneira superaram o esperado para os meses de janeiro e fevereiro. Conforme levantamento da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica em Corumbá no primeiro mês de 2011 foram 189 milímetros de chuva, 130% a mais do que o previsto para o período.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS