Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Em MS, 166 pessoas esperam por tratamento de radioterapia

29 Out 2010 - 16h02Por TV Morena

A fila de espera para a radioterapia em Mato Grosso do Sul não para de crescer. Conforme levantamento do Ministério Público Federal (MPF/MS), 166 pessoas esperam para fazer o tratamento contra o câncer que atualmente não é oferecido nos hospitais públicos do Estado. A lista recebeu, nos últimos seis meses, entre 20 e 60 novos pedidos de exames por mês.

Atualmente, três hospitais particulares oferecem o tratamento em Mato Grosso do Sul, dois em Campo Grande e um em Dourados. Segundo o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Felipe Fritz Braga, “o paciente oncológico que precisa de radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso do Sul está nas mãos de instituições privadas. Se não quiserem ou não puderem atender, o paciente tem de viajar para outros estados. Para resolver o problema, é preciso investimento público em estruturação da rede pública”.

Braga afirma que os repasses, atualmente em R$ 70 mil ao mês, permitem o atendimento de apenas 17 pacientes em média, o que termina por gerar a fila de espera de pessoas que aguardam tratamento.

Existe a suspeita de que os números sobre a doença no Estado podem ser ainda maiores, já que prefeituras do interior estariam enviando os doentes para tratamento em outros estados.

Em reunião realizada na segunda-feira (25) com os representantes da Secretarias Estadual de Saúde (SES) e Municipal de Saúde (Sesau), o MPF/MS cobrou a estruturação do setor de radioterapia na rede pública. Eles informaram ao procurador dos Direitos do Cidadão que a solução emergencial é o aumento do repasse de dinheiro público à única clinica particular que aceita novos pacientes para tratamento de radioterapia em Campo Grande.

Soluções?

A SES e a Sesau se comprometeram a apresentar proposta para acabar com a fila de espera no dia 17 de novembro, data em que ficou agendada nova reunião com o MPF/MS. Procurada pela reportagem do Portal TV Morena, a assessoria de imprensa da Sesau informou que só vai detalhar a solução do problema na reunião, mas adiantou que da parte do município, o que provavelmente ocorrerá é o aumento do repasse de recursos para as clínicas conveniadas.

Na reunião, o governo do Estado deve apresentar o projeto de implementação de radioterapia no Hospital Regional de Campo Grande. O diretor-geral da Secretaria Estadual de Saúde, Eugênio de Barros, que está respondendo interinamente pela pasta, foi procurado pelo Portal TV Morena para detalhar as medidas, mas até o fechamento da reportagem não havia retornado as ligações.

O setor de radioterapia do Hospital Universitário (HU) está desativado há dois anos e passou por manutenção há pouco tempo. Conforme a assessoria de imprensa, o que falta para a reativação é a chegada de dois equipamentos importados. “Enquanto não tiver os equipamentos, a Vigilância Sanitária não libera o funcionamento da radioterapia no hospital”, informa a assessoria do hospital.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho