Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 18 de junho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Em coletiva, Lula se irrita com pergunta sobre FHC

15 Mai 2007 - 15h45
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve calmo durante quase toda a entrevista coletiva concedida na manhã dessa terça-feira, em Brasília. Ele respondeu a 15 perguntas de jornalistas de jornais, rádios, TVs, portais de Internet e correspondentes internacionais. Durante quase 2 horas sendo questionado, Lula se irritou com apenas uma questão quando falou da relação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da oposição.
"Um ex-presidente precisa virar conselheiro dele mesmo, não pode ficar dando palpite. Se recolhe, vai cuidar da família, cuidar dos netos, fazer conferência", disse em relação a FHC. Ele aproveitou a pergunta sobre o seu retorno à disputa eleitoral em 2014 para atacar os Democratas. "Acho que o PFL (atual Democratas) vai deixar de ser tão nervoso (até 2010). O povo não quer saber de muita confusão, quer que o País dê certo", disse.
O presidente respondeu a quase todos os questionamentos dos jornalistas, apenas na última questão sobre segurança pública preferiu dar uma resposta menos direta e não revelou o que pensava sobre a responsabilidade da União no problema. Apenas disse que o seu ministro da Justiça, Tarso Genro, terá um plano para a área até o final do mês.
Lula tropeçou em algumas palavras e demonstrando certo nervosismo pronunciou "Cindactia" em vez de Cindacta, ao se referir ao caos aéreo no País. Mas conseguiu arrancar risadas dos jornalistas ao brincar com sua forma de discursar. "Eu vou dizer uma coisa que eu nunca falei antes: nunca na história desse País", falou lembrando que sempre usa essa frase em seus discursos.
O presidente tentou passar firmeza quando falou da disputa entre a Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente e disse que a discordância "acaba quando o assunto chega à sua mesa."
Ele confessou ainda que tem vontade de ligar para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para pedir um corte maior nos juros, mas garantiu que não usará o peso político para mexer na Selic. "Dá vontade de ligar para o Meirelles? Dá. Mas eu não vou fazer isso", disse.
Apesar da longa entrevista, Lula recorreu ao banco colocado pela assessoria para que ele descansasse apenas uma vez. Ao final, disse que gostou da entrevista e que outras coletivas não ocorreram antes por culpa sua, isentando a assessoria de imprensa. Comentou ainda que vive um momento mais aberto e que os jornalistas deviam aproveitar essa fase.
Em apenas uma pergunta o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, se irritou com o jornalista. O repórter da TV Bandeirantes, Fábio Panunzio, fez três perguntas em série para o presidente, o que pelo acordo feito com a assessoria não estava permitido, e Martins quase o interrompeu.
 
 
Terra Redação

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
CAIXA - FOTO:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama chora pela morte de Luciana, ela sofreu acidente em Fátima do Sul e não resistiu
Motorista de ônibus é indiciado por acidente que matou duas pessoas na BR-262 - Imagem Divulgação / Correio do EstadoTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motorista de ônibus é indiciado por acidente que matou médica de 27 anos e idoso de 84
FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA 38 ANOS - CONTAGEM REGRESSIVA
Vicentina 38 anos: Parque de eventos começa receber estrutura para festa de aniversário
Imagem ilsutrativa / Marco CodignolaCORPO ENCONTRADO
Bombeiros encontram corpo de pescador que teria sido levado por sucuri
Evento
Baile dos Namorados do Floresta Clube é marcado por noite memorável em Fátima do Sul