Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em agosto MS é o pior do Centro-Oeste no emprego

19 Set 2006 - 07h36
Mato Grosso do Sul foi o pior do Centro-Oeste e o 4º pior do país na criação de vagas de emprego no mês de agosto.
A variação de julho para agosto foi de apenas 0,20%. O saldo positivo é de apenas 643 vagas (14.535 vagas criadas contra 13.892 demissões). Em 2005, no mesmo período, a variação foi melhor, 0,30%, com saldo de 922 vagas. No mês de julho, MS foi melhor. Abriu 15.399 vagas e fechou 13.901, ficando com variação de 0,47% ew saldo de 1.498. Em junho a variação havia sido de 0,15%, a pior do ano.
Já o Brasil, Pelo oitavo mês consecutivo, cresceu no emprego com carteira assinada no país. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho Emprego e Renda). O saldo de vagas em agosto é de 128.915, com variação positiva de 0,48%. O estado que liderou em agosto foi a Paraíba, que teve variação de 2,50% e saldo de 5,6 mil vagas. O pior foi o Rio Grande do Sul, com variação de 0,10% e saldo de apenas 1.848 vagas.
Durante a divulgação dos dados, do Caged, ontem, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o Brasil criou a base para ingressar num período de crescimento sustentável, conjugado a políticas sociais. “Reduzimos nossa dependência externa, o que nos ajuda a ter uma boa expectativa. É preciso dar seqüência ao processo de redução de juros para sermos capazes de levar o país, em 2007, aos esperados 5% de crescimento. Para isso, temos que investir em infra-estrutura de modo a expandir a capacidade de produção e a geração de emprego e renda, sempre com investimento social”, concluiu.
Em agosto, quase todos os setores mostraram expansão no emprego. O de melhor desempenho foi o de Serviços, com a geração de 64.668 postos de trabalho. Em seguida, estão o comércio, com a abertura de 30.192 vagas, e a indústria de transformação, com geração de 28.788 postos. A única exceção foi a Agricultura, que eliminou 13.727 vagas. Isso se deve a fatores sazonais associados à entressafra no centro-sul do país.
Um destaque na indústria da transformação, este mês, foi o crescimento registrado em dez ramos, dos doze que compõem o segmento. A indústria de produtos alimentícios gerou 15.553 empregos com carteira assinada. Em segundo lugar vem a indústria têxtil, com a criação de 3.489 postos e a indústria química, com a abertura de 3.253 vagas. O setor calçadista continua em processo de recuperação: em agosto, gerou 2.726 empregos. Os ramos que registraram queda foram o da indústria da borracha, fumo e couros (-3.295), em função de fatores sazonais, e o da indústria de material elétrico e comunicação (-1.400), devido ao enxugamento do quadro de pessoal de grandes empresas, que apostaram na Copa do Mundo.
De janeiro a agosto de 2006, o setor que mais criou empregos foi o de serviços: +441.615 postos, seguido da indústria de transformação, responsável pela geração de 264.663 postos. Em terceiro lugar, no acumulado do ano, está a agricultura, que gerou 205.602 empregos, resultado ligeiramente superior ao do mesmo período em 2005, quando foram gerados 199.400 postos. (Com MTE).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados