Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em abril, maioria das intoxicações no Estado foi por conta de remédios

27 Mai 2011 - 08h27Por Midia Max

A maioria dos casos de intoxicação de humanos no mês de abril foi por causa de medicamentos. Segundo informações do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) dos 146 atendimentos feitos por pessoas que se intoxicaram, 29 foram por conta de remédios.

Em segundo lugar nas ocorrências estão os ataques de cobras em humanos, com 21 casos. Intoxicações com escorpiões somam 15; outros animais peçonhentos foram 16. No mês passado não houve registros de intoxicações em animais.

Só no ano passado o Civitox registrou um total 1.663 ocorrências, das quais 1.372 foram casos de intoxicações em humanos; 38 em animais e 254 foram atendimentos de solicitação de informações. Das ocorrências em humanos o maior índice foi de casos com medicamentos, com 385 registros. Ataques por escorpiões ficaram logo atrás, com 161 casos.

Os episódios de intoxicação com medicamentos ocorrem geralmente com crianças ou em razão de automedicação em adultos. Para evitar os acidentes infantis, a farmacêutica do Civitox Flávia Mello orienta pais e responsáveis a guardarem os produtos em locais seguros, fora do alcance dos pequenos e dos animais domésticos, onde não tenha umidade e exposição ao calor.

“Não aconselhamos que os medicamentos sejam colocados dentro de banheiros, bolsas, gavetas, porta-luvas de carros, em armários sem chave, e em cima de geladeiras, pois as crianças podem subir em cadeiras e ter acesso a eles”, alerta Flávia.

Outra recomendação feita pelo Citvitox é para que as pessoas tenham o hábito de ler atentamente o rótulo dos produtos antes do consumo, verificando a data de vencimento e o modo correto de uso. Os medicamentos devem ser guardados longe de outras substâncias químicas.

Animais peçonhentos

Já os acidentes por animais peçonhentos podem ser evitados colocando proteção nos ralos, frestas de portas e berços. As camas devem ser afastar das paredes; as lixeiras, mantidas sempre tampadas, e as pias, caixas de gordura e quintais conservados limpos. “Em atividades domésticas de jardinagem e limpeza é preciso se proteger utilizando sapatos fechados, calças compridas, blusas de manga longa e luvas”, orienta a farmacêutica.

Métodos originados da sabedoria popular como colocar borra de café em cima das picadas de cobras e consumir leite após a ingestão de produtos químicos devem ser evitados. A indução de vômitos também não é recomendada em casos de consumo de substâncias cáusticas, corrosivas, irritantes para o organismo humanos, a exemplo de detergentes, desinfetantes, limpa-forno e solventes destilados do petróleo.

Em casos de acidentes o médico e o Civitox devem ser procurados. A instituição fica situada nas dependências do Hospital Regional (HR), na Avenida Engenheiro Lotero Lopez, 36 Aero Rancho V. O Civitox funciona 24 horas, oferecendo atendimento para toda a sociedade em casos de intoxicações em humanos e animais pelo telefone 0800 722 6001.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS