Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
MATO GROSSO DO SUL

Em 6 anos, indústria registra aumento de quase 80% na geração de empregos

A expectativa é que o setor industrial deverá ultrapassar o setor da administração

19 Mai 2011 - 08h56Por Dourados News

O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, registrou crescimento de quase 80% - 78,1% nos últimos seis anos. De acordo com a Fiems, no número de estoque de empregos formais, saltando de 68.269 trabalhadores no ano base de 2005 para 121.612 até abril deste ano. A informação tem como base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A expectativa é que o setor industrial deverá ultrapassar o setor da administração pública em 2014, saltando do atual 3º para o 2º lugar entre os setores que mais empregam em Mato Grosso do Sul, com um contingente total próximo a 152 mil trabalhadores ou 22% do total.

Hoje, o saldo total acumulado até abril no Estado é de 576.889 postos formais de trabalho, indicando uma elevação equivalente a 3,83% sobre o estoque total verificado ao fim de 2010. Na mesma comparação, o estoque por setor econômico passou a ser de 147.591 postos formais de trabalho nos serviços, 133.992 empregos na administração pública, 121.612 na indústria, 108.326 no comércio e 65.368 na agropecuária.

Dourados

Apesar das estatísticas divulgadas pelo Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho apresentaram o setor da indústria com saldo de 166 contratações, o mês de abril fechou com índice baixo para a geração de emprego na cidade de Dourados.

A cidade equipara-se a cidades nordestinas, que lideram o ranking de desemprego no país. Hoje, ocupando a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados mais demitiu em abril do que contratou. Ou seja, 2081 pessoas tiveram a carteira de trabalho registrada e 3686 trabalhadores foram despedidos. O saldo negativo é de -1555.

Além do setor da indústria, a que ficou em segundo lugar foi a construção civil com a contratação de 38 trabalhadores. Quanto a área de serviços no mês passado, 2273 empregadores foram demitidos e contratando apenas 522. O saldo negativo ficou em -1751.

O Ministério do Trabalho apontou déficit de empregos em Dourados não somente no mês de abril, mas também nos quatro primeiros meses de 2011 tendo um saldo total negativo de -453. Isto significa que foram contratados 9134 trabalhadoes e demitidos 9587. No ranking do país, Dourados só ficou atrás das cidades de Coruripe, em Alagoas, Sirinhaém, em Pernambuco, e Maceió, também em Alagoas.

A relação dos municípios com melhores saldos no Estado estão: Campo Grande lidera a lista sendo responsável pela manutenção de 922 trabalhadores em novos postos de trabalho. A cidade de Naviraí aparece em segundo, com saldo de 782 vagas criadas no mercado formal. Em seguida Três Lagoas (saldo de 392 empregados); Corumbá (65); Paranaíba (39); Aquidauana (17) e Coxim, com nove trabalhadores em novos postos. A lista leva em consideração apenas cidades com mais de 30 mil habitantes.

PAÍS

O Brasil criou em abril 272.225 empregos formais, aumentando em 0,75% o estoque de vagas em relação a março. Comparando com abril de 2010 houve redução de 10,7% no número de vagas criadas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS