Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 7 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Em 2011, tecnologia 3D vai além das Televisões

11 Jan 2011 - 13h00Por IG

A tecnologia 3D foi um dos destaques da CES no ano passado e, na edição de 2011, mostrou que está evoluindo. Mas as TVs de grande porte não são as únicas com efeitos tridimensionais. Uma das tendências mostradas na CES 2011 é a presença cada vez maior do 3D em aparelhos portáteis, como cãmeras e filmadoras.

Alguns desses equipamentos já existem no mercado, enquanto outros serão lançados ainda este ano. Confira a seguir as novidades mostradas pelos principais fabricantes de equipamentos 3D na CES 2011.

Sony

A Sony demonstrou na CES uma linha de câmeras e filmadoras de uso pessoal com suporte a 3D. Entre esses equipamentos um dos destaques é a Bloggie 3D, nova versão da filmadora de bolso Bloggie.

Além de filmar em 3D, o usuário pode ver o clipe na própria câmera. Ela tem uma tela que mostra efeitos 3D sem o uso de óculos, mas as imagens não são convincentes. O ideal é ver o clipe 3D em um televisor 3D com óculos. A Bloggie 3D chega em abril ao mercado americano.

Fujifilm

A empresa mostrou na CES a câmera Finepix Real 3D W3. Disponível nos Estados Unidos, ela custa cerca de US$ 500 e, como a filmadora da Sony, traz uma tela que mostra as fotos e filmes em 3D sem a necessidade de óculos. O iG pôde constatar, porém, que o resultado não é convincente. Como no caso da Bloggie 3D, o ideal é ver o conteúdo em uma TV 3D.

LG

A empresa mostrou na CES protótipos de smartphones e TVs portáteis com 3D sem a necessidade de óculos. Ainda não há previsão de lançamento para os produtos.

Panasonic

A empresa japonesa mostrou na CES algumas filmadoras e câmeras com suporte para fotos em vídeos em 3D. Alguns equipamentos já estão disponíveis nos Estados Unidos e outros chegam ainda este ano. Entre os modelos demonstrados estão as câmeras G2, GF2 e GH2 e a filmadora SD800.

Sharp

A empresa mostrou na CES um protótipo de câmera com suporte para fotos e vídeos em 3D. A Sharp não divulgou data de lançamento para o produto.

3D sem óculos usa efeito Parallax

A maior parte das telas 3D que não exigem óculos usam uma tecnologia baseada no efeito conhecido como Parallax. Grosso modo, essas telas são divididas em finas colunas verticais, e cada coluna direciona sua imagem para um olho, alternadamente. É esse revezamento de direção entre as colunas que gera o efeito 3D, como mostra o gráfico abaixo, exposto no estande da LG.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento