Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Em 2011, tecnologia 3D vai além das Televisões

11 Jan 2011 - 13h00Por IG

A tecnologia 3D foi um dos destaques da CES no ano passado e, na edição de 2011, mostrou que está evoluindo. Mas as TVs de grande porte não são as únicas com efeitos tridimensionais. Uma das tendências mostradas na CES 2011 é a presença cada vez maior do 3D em aparelhos portáteis, como cãmeras e filmadoras.

Alguns desses equipamentos já existem no mercado, enquanto outros serão lançados ainda este ano. Confira a seguir as novidades mostradas pelos principais fabricantes de equipamentos 3D na CES 2011.

Sony

A Sony demonstrou na CES uma linha de câmeras e filmadoras de uso pessoal com suporte a 3D. Entre esses equipamentos um dos destaques é a Bloggie 3D, nova versão da filmadora de bolso Bloggie.

Além de filmar em 3D, o usuário pode ver o clipe na própria câmera. Ela tem uma tela que mostra efeitos 3D sem o uso de óculos, mas as imagens não são convincentes. O ideal é ver o clipe 3D em um televisor 3D com óculos. A Bloggie 3D chega em abril ao mercado americano.

Fujifilm

A empresa mostrou na CES a câmera Finepix Real 3D W3. Disponível nos Estados Unidos, ela custa cerca de US$ 500 e, como a filmadora da Sony, traz uma tela que mostra as fotos e filmes em 3D sem a necessidade de óculos. O iG pôde constatar, porém, que o resultado não é convincente. Como no caso da Bloggie 3D, o ideal é ver o conteúdo em uma TV 3D.

LG

A empresa mostrou na CES protótipos de smartphones e TVs portáteis com 3D sem a necessidade de óculos. Ainda não há previsão de lançamento para os produtos.

Panasonic

A empresa japonesa mostrou na CES algumas filmadoras e câmeras com suporte para fotos em vídeos em 3D. Alguns equipamentos já estão disponíveis nos Estados Unidos e outros chegam ainda este ano. Entre os modelos demonstrados estão as câmeras G2, GF2 e GH2 e a filmadora SD800.

Sharp

A empresa mostrou na CES um protótipo de câmera com suporte para fotos e vídeos em 3D. A Sharp não divulgou data de lançamento para o produto.

3D sem óculos usa efeito Parallax

A maior parte das telas 3D que não exigem óculos usam uma tecnologia baseada no efeito conhecido como Parallax. Grosso modo, essas telas são divididas em finas colunas verticais, e cada coluna direciona sua imagem para um olho, alternadamente. É esse revezamento de direção entre as colunas que gera o efeito 3D, como mostra o gráfico abaixo, exposto no estande da LG.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL