Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS

Em 2010, homicídios aumentaram 73% em Dourados

4 Fev 2011 - 08h25Por Diário MS
Os índices de criminalidade voltaram a crescer em Dourados no ano de 2010. Conforme estatística divulgada pelo 3° BPM (Batalhão de Polícia Militar), no ano passado, o município registrou um aumento de 73% no número de casos de homicídios, se comparado com os dados de 2009. Segundo o 3º BPM, em 2010, foram contabilizados 78 casos de homicídios em Dourados. Estes números incluem os casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) e culposos (onde não há intenção de matar). Já em 2009, conforme os números do batalhão foram consumados 45 homicídios no município.
No entanto, a PM contabilizou no ano passado uma queda no número de tentativas de homicídio. Foram 63 casos contra 121 em 2009. Segundo o sargento Julio Cesar Arguelho, aproximadamente 80% dos casos de homicídios foram motivados por acertos de contas entre traficantes ou envolvimento em tráfico de drogas. “A Polícia Militar tem trabalhado em coibir o tráfico em Dourados, resultando no fechamento de diversos pontos de venda de entorpecentes”, afirmou. Ele explica que entre os traficantes existem certas regras que devem ser cumpridas no tráfico, como prazos e outros e, quando estas normas não são cumpridas ocorrem os homicídios e por consequência aumentam as estatísticas.
Já com relação à queda de 47% dos registros de tentativas de homicídio, o sargento afirma que são resultados do trabalho preventivo da Polícia Militar. “O número de ocorrências nos bairros mais populosos tem aumento consideravelmente, porém a polícia tem trabalhado com o objetivo de coibir os crimes antes que eles se concretizem”, disse o sargento.
Ainda em 2009, foram registrados 460 casos de roubo, número abaixo do ano passado onde ocorreram 329 registros. De acordo com o 3º BPM os dados apontam um resultado positivo, principalmente, na periferia onde o efetivo policial está mais presente. Segundo a PM, dos 329 casos de roubo, pelo menos 300 foram solucionados.

BLITZ

Segundo o comandante do 3º BPM, tenente-coronel, Marcos Antônio David, as operações realizadas no final do ano passado serão intensificadas durante todo o ano de 2011, visto que houve resultado positivo nas incidências de prevenção de crimes, principalmente com relação as ‘blitze relâmpagos’, como vem sendo realizadas em pontos específicos da cidade. “Esta estratégia vem dando certo como trabalho preventivo. Nos próximos meses vamos abrir ainda mais o leque de atuação em Dourados”, ressalta o comandante.
As ‘blitze relâmpagos’ consistem em abordagem, com duração de no máximo 40 minutos a 1 hora. O objetivo principal é de coibir os abusos praticados por jovens e pilotos de motocicletas, geralmente no período noturno.

CRIMES

De acordo com dados da Policia Militar, em 2010, ainda foram apreendidas 90 armas de fogo. Ainda foram aprendidos 60 quilos de maconha, 50 quilos de cocaína, 2 quilos de haxixe, 2,5 quilo de crack e 4,5 quilos de pasta base de cocaína.
Atualmente, o 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados possuí 4 viaturas que atuam nos bairros, Água Boa, Jardim Flórida, Parque das Nações e Jardim Ouro Verde. Já na área central o efetivo pelas equipes do Getam (Grupo Especializado Tático Motorizado), Força Tática e Polícia Comunitária, além de pelo menos 50 policiais em formação.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente