Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em 2009, homicídios tiveram queda de 56% em Dourados

31 Dez 2009 - 07h37Por Diário MS
Apesar dos crimes registrados nos últimos dias, como assassinatos, por exemplo, os índices de violência estão em queda em Dourados em relação ao ano passado. Conforme estatística divulgada pelo 3° BPM (Batalhão de Polícia Militar), em 2009, o município registrou uma queda de 56% no número de casos de homicídios, se comparado com os dados do ano passado.

Segundo o 3º BPM, neste ano, foram registrados 41 casos de homicídios em Dourados. Estes números incluem os casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) e culposos (onde não há intenção de matar). Já em 2008, conforme os dados do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal da Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), foram consumados 94 homicídios em Dourados, sendo 57 homicídios dolosos, 34 homicídios culposos de trânsito, dois homicídios culposos e um caso de lesão corporal seguida de morte.

Conforme o comandante do 3° BPM, tenente-coronel Marcos Antonio Davi dos Santos, a queda no número de homicídios no município é resultado do trabalho desenvolvido pelos organismos de segurança que atuam em Dourados. Ele revela que, devido aos altos índices de violência registrados no ano passado, a segurança pública readequou o modo de atuação no município. De acordo com comandante, além de intensificar o controle de saída dos internos do presídio semiaberto, a Polícia Militar também ampliou o trabalho de abordagem de suspeitos em todos os bairros da cidade. “O aumento das ações de abordagem de suspeitos e a ampliação do número de viaturas circulando pela cidade tem tido resultado. Com o tempo, percebemos que conseguimos intimidar a ação dos criminosos”, comentou.

Segundo Marcos Antonio Davi dos Santos, em 2009, Dourados registrou queda de 50% em praticamente todos os índices de violência. “Praticamente todos os índices de violência tiveram redução neste ano em Dourados, se compararmos com os dados do ano passado. Esses números mostram que os organismos de segurança pública estão no rumo certo e que o trabalho tem alcançado os resultados esperados. Para 2010, o nosso desafio é ampliar este trabalho ostensivo pelos bairros, intimidando a criminalidade e aumentando a confiança da população no trabalho da polícia. O objetivo é reduzir ainda mais os índices de violência no município”, disse.
No entanto, apesar da queda no número de homicídios, os dados da Polícia Militar mostram que houve um aumento nos casos de tentativas de homicídios neste ano, em relação ao montante de casos contabilizados em 2008. Em 2009, foram 121 tentativas de homicídios, contra 72 no ano passado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis