Menu
SADER_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Em 2009, homicídios tiveram queda de 56% em Dourados

31 Dez 2009 - 07h37Por Diário MS
Apesar dos crimes registrados nos últimos dias, como assassinatos, por exemplo, os índices de violência estão em queda em Dourados em relação ao ano passado. Conforme estatística divulgada pelo 3° BPM (Batalhão de Polícia Militar), em 2009, o município registrou uma queda de 56% no número de casos de homicídios, se comparado com os dados do ano passado.

Segundo o 3º BPM, neste ano, foram registrados 41 casos de homicídios em Dourados. Estes números incluem os casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) e culposos (onde não há intenção de matar). Já em 2008, conforme os dados do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal da Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), foram consumados 94 homicídios em Dourados, sendo 57 homicídios dolosos, 34 homicídios culposos de trânsito, dois homicídios culposos e um caso de lesão corporal seguida de morte.

Conforme o comandante do 3° BPM, tenente-coronel Marcos Antonio Davi dos Santos, a queda no número de homicídios no município é resultado do trabalho desenvolvido pelos organismos de segurança que atuam em Dourados. Ele revela que, devido aos altos índices de violência registrados no ano passado, a segurança pública readequou o modo de atuação no município. De acordo com comandante, além de intensificar o controle de saída dos internos do presídio semiaberto, a Polícia Militar também ampliou o trabalho de abordagem de suspeitos em todos os bairros da cidade. “O aumento das ações de abordagem de suspeitos e a ampliação do número de viaturas circulando pela cidade tem tido resultado. Com o tempo, percebemos que conseguimos intimidar a ação dos criminosos”, comentou.

Segundo Marcos Antonio Davi dos Santos, em 2009, Dourados registrou queda de 50% em praticamente todos os índices de violência. “Praticamente todos os índices de violência tiveram redução neste ano em Dourados, se compararmos com os dados do ano passado. Esses números mostram que os organismos de segurança pública estão no rumo certo e que o trabalho tem alcançado os resultados esperados. Para 2010, o nosso desafio é ampliar este trabalho ostensivo pelos bairros, intimidando a criminalidade e aumentando a confiança da população no trabalho da polícia. O objetivo é reduzir ainda mais os índices de violência no município”, disse.
No entanto, apesar da queda no número de homicídios, os dados da Polícia Militar mostram que houve um aumento nos casos de tentativas de homicídios neste ano, em relação ao montante de casos contabilizados em 2008. Em 2009, foram 121 tentativas de homicídios, contra 72 no ano passado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid