Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Em 2008, 57,3% dos alunos concluíram o curso superior no país

27 Nov 2009 - 11h06Por G1

Do total de alunos que ingressaram nos cursos de graduação em 2005, somente 57,3% concluíram os estudos em 2008. O índice é o menor desde 2002, aponta o Censo de Educação Superior 2008, divulgado nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).  

 

A taxa é calculada pela razão entre o número de estudantes que concluem o curso naquele determinado ano, no caso da pesquisa é 2008, e o de ingressantes quatro anos antes, explica o Inep.

 

“Metade ficou no caminho, ou seja, a cada dois que ingressaram, apenas um concluiu o curso”, comenta Carlos Monteiro, especialista em ensino superior. “Há os estudantes que, por necessidade de trabalhar, acabam alongando o período do curso e há também aqueles que desistem por desencanto. E isso não acontece só nas instituições particulares”, diz.

 

De acordo com o censo, a taxa de conclusão mais alta, de 67%, foi vista entre os alunos das instituições federais. Os universitários dos cursos estaduais e municipais vêm logo em seguida, com taxas de conclusão equivalentes a 64,3% e 61,2%, respectivamente, no período avaliado. No total, na média entre as públicas, 65% dos alunos que começaram o curso em 2005 se formaram no ano passado.

 

“Os estudantes que estão nas universidades públicas têm melhores condições financeiras. Conseguem terminar o curso em menos tempo”, avalia. Os alunos de universidades ou faculdades privadas tiveram média menor de conclusão em comparação à total, de 55,3%, no mesmo período avaliado.

 

Matrículas 
O número de matrículas na educação superior cresceu 10,6%, para 5.808 milhões no ano passado, considerando graduação presencial e à distância.

 

Somente na graduação presencial, houve aumento de 4,1% em 2008, e manteve o ritmo dos últimos dois anos, segundo o levantamento do Inep. A maior parte delas, 3,8 milhões, foi feita nas instituições privadas, que registraram aumento de 4,6% em comparação a 2007. Quanto às públicas, houve acréscimo de 2,7% no volume, para 1,2 milhões no ano passado.

 

“Esse número [variação de 10,6%] não é bom, está longe das metas do Plano Nacional de Educação”, avalia Monteiro. “Com aumento de 20% chegaríamos a um número mais robusto”, comenta.

 

Para que esse número cresça, é preciso que as instituições de ensino criem cursos diferenciados e que haja planos de financiamento em massa para aqueles que não tem condições de pagar os estudos. “Cerca de 10 milhões de jovens entre 18 e 24 anos hoje não têm condições de estudar”, diz. “Aumentar o ensino à distância e graduação tecnológica são outras necessidades”, cita. 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados