Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 13 de maio de 2021
Busca
Brasil

Eleitores podem conhecer candidatos no site do TSE

19 Jul 2010 - 17h34Por Portal da Educação

A partir desse mês, já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o link Divulgação de Candidaturas - DivulgaCand2010. Todas as informações sobre os políticos que apresentaram pedido de registro de candidatura para concorrer às eleições de 2010 podem ser consultados pelos eleitores. Os candidatos vão disputar este ano os cargos de Presidente e Vice-presidente da República, Governador e Vice-governador de Estado, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual ou Distrital.

Na página do DivulgaCand2010, os eleitores, os meios de comunicação e demais interessados podem ter acesso à declaração de bens e às certidões criminais apresentadas pelo candidato. Além disso, os eleitores podem obter no link dados pessoais (nome completo, data de nascimento, estado civil, naturalidade, ocupação, grau de instrução, etc.) e partidários (legenda, coligação, situação do pedido de registro, entre outros) do candidato.

Como esse ano, as eleições gerais são para cargos estaduais e federais, os candidatos podem conferir essas informações, dos pedidos de registro de candidatos a Presidente e Vice-presidente da República no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os de candidatos a Governador e Vice-governador de Estado, Senador e respectivos suplentes, Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital no respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o advogado Carlos Eduardo Gomes de Figueiredo, tutor do Portal Educação, esse recurso é uma fonte importante de informações mais particularizadas que os eleitores podem analisar, sendo que somente o horário político, às vezes, é pouco para melhor avaliar todos que se apresentam. “O sufrágio é um ato democrático, formal e que exige a participação responsável de todo cidadão brasileiro que possa eleger, assim, quanto mais informações sobre os candidatos são bem-vindas sempre”, salienta o advogado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada