Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 15 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Eleitores podem conhecer candidatos no site do TSE

19 Jul 2010 - 17h34Por Portal da Educação

A partir desse mês, já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o link Divulgação de Candidaturas - DivulgaCand2010. Todas as informações sobre os políticos que apresentaram pedido de registro de candidatura para concorrer às eleições de 2010 podem ser consultados pelos eleitores. Os candidatos vão disputar este ano os cargos de Presidente e Vice-presidente da República, Governador e Vice-governador de Estado, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual ou Distrital.

Na página do DivulgaCand2010, os eleitores, os meios de comunicação e demais interessados podem ter acesso à declaração de bens e às certidões criminais apresentadas pelo candidato. Além disso, os eleitores podem obter no link dados pessoais (nome completo, data de nascimento, estado civil, naturalidade, ocupação, grau de instrução, etc.) e partidários (legenda, coligação, situação do pedido de registro, entre outros) do candidato.

Como esse ano, as eleições gerais são para cargos estaduais e federais, os candidatos podem conferir essas informações, dos pedidos de registro de candidatos a Presidente e Vice-presidente da República no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os de candidatos a Governador e Vice-governador de Estado, Senador e respectivos suplentes, Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital no respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o advogado Carlos Eduardo Gomes de Figueiredo, tutor do Portal Educação, esse recurso é uma fonte importante de informações mais particularizadas que os eleitores podem analisar, sendo que somente o horário político, às vezes, é pouco para melhor avaliar todos que se apresentam. “O sufrágio é um ato democrático, formal e que exige a participação responsável de todo cidadão brasileiro que possa eleger, assim, quanto mais informações sobre os candidatos são bem-vindas sempre”, salienta o advogado.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas