Menu
SADER_FULL
domingo, 27 de setembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
ELEIÇÕES 2010

Eleitor tem 15 dias para definir voto e gravar 19 números

18 Set 2010 - 07h31Por R7

Restam apenas 15 dias para o primeiro turno das eleições e, neste ano, os eleitores precisam definir em quem votar para seis cargos: presidente da República, governador, dois senadores, além de deputado estadual (ou distrital) e federal. Ao todo, são 19 números, que deverão ser digitados na urna eletrônica. Portanto, é recomendável já preparar uma “colinha”.

Embora a data de votação esteja próxima - 3 de outubro -, cerca de 9% dos 135 milhões de eleitores ainda não sabem em quem votar para presidente, segundo a última pesquisa CNT/Sensus.

Entre quem já decidiu o voto, a confusão é em relação aos números. Segundo o Datafolha, até o início desta semana, 49% dos eleitores que declararam votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente não sabiam o número da petista. Já entre os eleitores de José Serra (PSDB), o índice de eleitores que não souberam afirmar o número do tucano era de 67%. O pior cenário, porém, era entre os eleitores de Marina Silva (PV): apenas 16% acertaram o número da candidata verde – daí a necessidade de uma cola.

Além dos dígitos, há um “detalhe” que alguns esquecem: em 2010, cada Estado irá eleger duas pessoas para o Senado, ou seja, o eleitor precisa escolher dois candidatos, já que dois terços da Casa serão renovados.

Uma novidade neste ano é que, ao digitar o número do candidato ao Senado, o eleitor verá na tela da urna eletrônica não só a fotografia do político, mas as imagens de seus dois suplentes. Embora não tenham um número de votação, vale avaliar quem são essas pessoas antes das eleições, já que elas podem assumir o cargo em caso de impedimento ou saída do titular.

Nas eleições, a ordem dos números altera o resultado, sim. Por isso, mais uma vez, a cola vem a calhar, pois uma confusão pode resultar na anulação do voto. O primeiro a ser escolhido é o deputado estadual ou distrital, cujo número tem cinco dígitos. Na sequência, é hora de votar para deputado federal, quando são requeridos mais quatro dígitos. Em seguida, é hora de votar para as duas vagas para senador, sendo que para cada candidato é preciso digitar três números diferentes. O quinto voto é para governador, que pede dois dígitos.

E por último, mas não menos importante, é hora de votar para presidente, também com dois dígitos.

Memória

Mas o “teste” de memória dos eleitores não para por aí. Além da numeralha toda para não errar o voto, é preciso estar atento aos documentos exigidos. Isso porque, em 2010, além do título de eleitor, é preciso levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação, o certificado de reservista ou mesmo o passaporte. Importante: não serão aceitas certidões de nascimento ou casamento.

De acordo com o Datafolha, 6% dos entrevistados ouvidos entre os últimos dias 8 e 9 afirmaram desconhecer a obrigação de levar tanto o título de eleitor quanto o documento no dia da votação.

Quem esqueceu onde vai votar pode consultar o local de votação no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na seção “serviços ao eleitor”, usando o nome completo ou o número do título de eleitor para a pesquisa. Na página, eleitores e mesários também podem tirar dúvidas sobre o dia do pleito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso