Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Educação especial indígena de Dourados é destaque nacional

2 Fev 2010 - 16h28Por MS Notícias

O município de Dourados ganhou destaque em todo o país com a divulgação do projeto de educação inclusiva nas aldeias por meio da alfabetização de índios surdos. O projeto do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação está sendo mostrado pelo MEC (Ministério da Educação) durante os intervalos das emissoras de TV, dentro da campanha publicitária do governo federal intitulada “Brasil um País de Todos”.

No vídeo, o MEC destaca o projeto piloto da Reserva Indígena de Dourados como um dos grandes avanços da educação brasileira. A iniciativa que deve ser levada para índios deficientes de outras aldeias do país é parte de um trabalho social iniciado em 2006, como explica a idealizadora do projeto e coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Elza Correa Pedrozo.

Segundo ela, a partir do levantamento do número de índios deficientes que não tinham qualquer forma de comunicação, foi elaborado um sistema de educação diferenciado aos portadores de deficiência auditiva. A professora conta que desde o início, a ideia foi garantir a essas crianças e adolescentes indígenas o direito à educação, de maneira que eles se sentissem inseridos em suas comunidades.

Com a formação continuada de professores intérpretes em Libras (Língua Brasileira de Sinais), estes profissionais foram lotados nas escolas das aldeias para complementar o trabalho dos professores do ensino regular.

Entre os índios já em processo avançado de alfabetização está a terena Jéssica. A estudante do ensino fundamental aparece no vídeo do MEC dizendo através da linguagem de sinais que está muito feliz por frequentar uma sala de aula da escola regular e por saber que na aldeia há igualdade no atendimento educacional aos índios surdos.

Elza Pedrozo relata que o vídeo do governo federal, divulgando o projeto dos índios surdos em Dourados, é resultado de uma pesquisa feita pelo MEC em todo o país e que analisou as melhores experiências de inclusão escolar nas instituições de ensino regular.

“Entre os estados representados por suas capitais, Mato Grosso do Sul foi o único a ter uma cidade do interior selecionada em função do trabalho que vínhamos realizando. Isso pra nós é muito gratificante, já que desta vez Dourados aparece na mídia nacional trazendo uma notícia de impacto positivo”, destacou.

A coordena do Núcleo de Educação Especial do município disse também que esse projeto vai servir de modelo da educação indígena inclusiva para todo o Brasil, como relataram os técnicos do MEC durante a visita a Dourados.

ATENÇÃO ÀS ALDEIAS
Para a secretária de Educação, Marlene Vasconcelos, isso demonstra o compromisso da administração municipal com a educação da população indígena. “Estamos investindo não somente na educação dos índios com deficiência, mas no atendimento à comunidade como um todo”, frisou.

Marlene esclareceu que desde o início da atual administração, a atenção aos guarani-kaiowá e terena de Dourados tem assegurado a efetivação de uma série de medidas para melhoria do nível educacional nas aldeias.

“Conseguimos, além deste projeto dos índios surdos, garantir o transporte gratuito com ônibus adaptados para transportar os alunos da Reserva Indígena que são atendidos pela Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais]. Também concentramos os esforços nas obras de melhoria da estrutura das escolas das aldeias, com a construção, reforma e ampliação e ainda a contratação e capacitação de novos profissionais para atender os estudantes indígenas”, acrescentou a secretária.

Com a maior reserva indígena do país em índice populacional, Dourados oferece atualmente o ensino em Libras por meio dos professores intérpretes em todas as escolas das aldeias. O projeto também se estende as demais instituições que compõem a Reme (Rede Municipal de Ensino).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho