Menu
SADER_FULL
quinta, 5 de agosto de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Educação é a terceira área mais problemática do país, diz pesquisa

11 Jun 2010 - 06h30Por G1

A educação é a terceira área considerada mais problemática no país, mostra pesquisa feita para a organização não-governamental Todos Pela Educação e para a Fundação SM pelo Ibope Inteligência. O ensino fica ao lado de questões como drogas e empregos e depois de áreas como saúde e segurança pública.

De acordo com o estudo, que contou com 2.002 entrevistas entre 13 a 18 de maio deste ano, a educação básica está em 4º lugar entre as áreas consideradas prioritárias para políticas do próximo presidente e que podem ajudar a solucionar os problemas nacionais.

A pesquisa aponta ainda que os brasileiros estão mais preocupados com a educação, já que em 2006 o tema ocupava apenas o 7º lugar entre os anseios dos entrevistados. “A população passou a enxergar a educação como um problema prioritário a ser resolvido. Isso mostra um amadurecimento”, disse a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

Para Priscila, o resultado do estudo é um recado para os candidatos à presidência. "Eles têm de ser mais transparentes nas propostas para melhorar a educação básica", disse.

A pesquisa mostra ainda que os entrevistados acreditam que a educação melhorou de 2006 para 2010. O percentual de entrevistados que consideram o ensino ótimo passou de 25% para 34%; a parcela dos que consideram ruim ou péssimo diminuiu de 28% para 21%; e o total dos que o consideram regular manteve-se passou de 45% para 44%. A maioria dos entrevistados, 51%, acredita que o ritmo da melhora é lento.

O próximo passo, de acordo com Priscila, é a população passar a cobrar um ensino de qualidade. "A escola tem que ir além da merenda, do transporte e da infraestrutura. Tem que ter aprendizado", afirmou.

A pesquisa foi feita com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

HORROR NA NOITE
Homem mata ex de 16 anos a facadas e deixa bebê "banhado" por sangue da mãe
TRAGÉDIA NA PISTA
Ônibus tomba em rodovia com 46 passageiros; casal e bebê morrem
FÁTIMA DO SUL - ORLA TCHAU FRIO!!!
TCHAU FRIO: Nova onda de calor deve chegar na próxima semana, confira a previsão
SUPERÁVIT
Petrobras anuncia lucro líquido de US$ 8 bilhões no segundo trimestre
BRASIL - 20.026.502 INFECTADOS
Brasil ultrapassa 20 milhões de casos de covid-19
TRAGÉDIA NA RODOVIA
Caminhoneiro embriagado invade pista contrária e mata cinco pessoas
ASSALTO À LOJA
Bandidos roubam loja e trocam tiros com a PM; numa ação audaciosa: veja fotos e vídeos
DOENÇA DO SÉCULO
Vídeo: cantora alerta famílias após filho de 16 anos cometer suicídio; "internet está doente"
BRASIL - 558.432 MORTES
Covid-19: casos sobem para 19,98 milhões e mortes, a 558,4 mil
AMOR BANDIDO
Homem leva facada da esposa, perdoa e casal sai de mãos dadas da delegacia