Menu
SADER_FULL
quinta, 22 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Educação é a terceira área mais problemática do país, diz pesquisa

11 Jun 2010 - 06h30Por G1

A educação é a terceira área considerada mais problemática no país, mostra pesquisa feita para a organização não-governamental Todos Pela Educação e para a Fundação SM pelo Ibope Inteligência. O ensino fica ao lado de questões como drogas e empregos e depois de áreas como saúde e segurança pública.

De acordo com o estudo, que contou com 2.002 entrevistas entre 13 a 18 de maio deste ano, a educação básica está em 4º lugar entre as áreas consideradas prioritárias para políticas do próximo presidente e que podem ajudar a solucionar os problemas nacionais.

A pesquisa aponta ainda que os brasileiros estão mais preocupados com a educação, já que em 2006 o tema ocupava apenas o 7º lugar entre os anseios dos entrevistados. “A população passou a enxergar a educação como um problema prioritário a ser resolvido. Isso mostra um amadurecimento”, disse a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

Para Priscila, o resultado do estudo é um recado para os candidatos à presidência. "Eles têm de ser mais transparentes nas propostas para melhorar a educação básica", disse.

A pesquisa mostra ainda que os entrevistados acreditam que a educação melhorou de 2006 para 2010. O percentual de entrevistados que consideram o ensino ótimo passou de 25% para 34%; a parcela dos que consideram ruim ou péssimo diminuiu de 28% para 21%; e o total dos que o consideram regular manteve-se passou de 45% para 44%. A maioria dos entrevistados, 51%, acredita que o ritmo da melhora é lento.

O próximo passo, de acordo com Priscila, é a população passar a cobrar um ensino de qualidade. "A escola tem que ir além da merenda, do transporte e da infraestrutura. Tem que ter aprendizado", afirmou.

A pesquisa foi feita com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Invasão em residência acaba morador morto por tiro acidental TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem mata o próprio irmão ao atirar em invasor de residência
GUERRA DA VACINA
Bolsonaro diz que não comprará vacina chinesa, mesmo se aprovada pela Anvisa
Motorista da carreta diz que ainda tentou desviar, mas não conseguiu DOENÇA DO SÉCULO
Menor pega carro escondido, joga contra carreta e morre na hora
BRASIL - 155.403 MORTES
Covid-19: Brasil tem 24.818 novos casos em 24 horas
AJUDA
Caixa Econômica paga auxílio emergencial para 5,2 milhões de beneficiários
CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça