Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Educação disponibiliza 32 cursos profissionalizantes em 16 municípios

31 Mai 2010 - 14h19Por MS Notícias

Com a política de prioridade da educação e os investimentos na melhoria da estrutura física das escolas, entrega de kits escolares e elevação salarial do magistério, o governo do Estado também investe em educação profissionalizante. Hoje, existem 32 cursos em 23 escolas, distribuídos em 16 municípios.

A educação profissional técnica de nível médio possibilita a preparação dos educandos para a inserção no mundo do trabalho e contribui para a elevação dos níveis de escolarização da população, por meio de cursos de integram educação, trabalho, ciência e tecnologia.

São cursos de técnico agrícola, eletrônica, eletrotécnica, informática, açúcar e álcool, cozinha, marketing, eventos, entre outros. Estes cursos visam também atender à demanda local de mão-de-obra e suprir a carência do mercado com profissionais especializados.

Os cursos foram articulados após consultas à Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional (Funtrab) e Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Teconologia (Semac). O governo também fez parcerias com as prefeituras de Amambai, Ivinhema e Nova Alvorada do Sul.

Na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação implantou em sete municípios Cursos Técnicos de Nível Médio integrados oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino. Estes cursos estão sendo oferecidos em Amambai, EE Coronel Felipe de Brum (Informática) e EE Vespasiano Martins (Agropecuária); em Bela Vista, EE Castelo Branco (Informática); em Campo Grande, EE Arlindo de Andrade Gomes (Informática e Redes de computadores), EE Waldemir Barros da Silva (Informática); em Dourados, EE Castro Alves (Agropecuária) e EE Presidente Vargas (Administração Marketing); em Iguatemi, EE Marcilio Augusto Pinto (Informática); em Ivinhema, EE Reynaldo Massi (Agropecuária) e em Paranaíba, na EE Aracilda Cícero Correa da Costa (Informática).

 Na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a SED abriu cursos técnicos destinados a alunos que concluíram o ensino médio ou que estejam cursando esta etapa de ensino. São oferecidos nos seguintes locais: Bonito, EE Luiz da Costa Falcão (Informática); Caarapó, EE Prof.ª Cleuza Aparecida Vargas Galhardo (Açúcar e Álcool); Campo Grande, Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cozinha, Eletrotécnica, Hospedagem, Biblioteconomia e Recursos Humanos), EE Prof.ª Maria de Lourdes Widal Roma (Recursos Humanos); Coronel Sapucaia, EE Eneil Vargas (Informática); Coxim, EE Prof.ª Clarice Rondon dos Santos (Comércio); Dourados, EE Presidente Vargas (Biblioteconomia); Nova Alvorada do Sul, EE Antônio Coelho (Agricultura); Nova Andradina, EE Prof.ª Nair Palácio de Souza (Marketing e Comércio); Ponta Porã, EE Adê Marques (Manutenção e Suporte em Informática); Sonora, EE Cmte. Maurício Coutinho Dutra (Agronegócio) e em Três Lagoas, EE Prof. João Magiano Pinto (Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em informática).

O Programa de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), em parceria com o governo federal, oferece Cursos Técnicos de Nível Médio integrados com a escolarização para jovens e adultos, destinados aos egressos do Ensino Fundamental que não possuem o Ensino Médio e que desejam, ainda, tornar-se um técnico. Os cursos do Proeja implantados são em Campo Grande, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Eletrônica e Eventos) e na EE de Ed. Básica e Ed. Profissional Padre João Greiner (Comércio).


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS