Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Edital facilita transição da agricultura familiar para produção

9 Fev 2010 - 08h30Por Agência Brasil

Na próxima semana, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai lançar uma nova chamada pública para contratar projetos que irão apoiar cerca de 5 mil agricultores familiares na certificação direta e no processo de transição do modelo convencional de produção para o modelo de produção orgânica.

Segundo o coordenador-geral de Planejamento e Implementação de Projetos de Agroindústria do MDA, José Batista, serão contratados neste mês seis projetos vencedores do edital lançado no ano passado. Os projetos vão atender 2,5 mil famílias de produtores rurais no processo de transição para se consolidarem como produtores orgânicos.

“O agricultor é preparado para produzir orgânicos, ter acesso a linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, disse. Os editais buscam a melhoria da qualidade dos produtos e são abertos somente para entidades sem fins lucrativos, cadastradas no Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sibrater).

Batista esclareceu que o crédito do Pronaf para investimento tem juros de 1% ao ano. Para custeio, a taxa sobe para 2% ao ano. Na divulgação do próximo plano safra, previsto para lançamento no meio do ano, poderá haver mudanças no sentido de redução dos juros.

O produto orgânico ainda é considerado caro pela maioria dos brasileiros. “Na medida em que a produção cresça e novas tecnologias sejam incorporadas à produção, com certeza vai diminuir o preço. Vai ficar mais acessível ao consumidor”, estimou.

Segundo o MDA, a produção orgânica está distribuída de forma equilibrada no Brasil. A região Nordeste apresenta maior número de estabelecimentos que trabalham com orgânicos, seguida do Sul e Sudeste. 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19